Princeton Counselor Advisory: José Olavo de Amorim

Publicado em 06/10/20

No dia 30 de setembro, o coordenador do Departamento Internacional do Band, José Olavo de Amorim, recebeu um convite da Princeton University para participar do Princeton Counselor Advisory (PCA). A participação no conselho tem a duração de 18 meses e a primeira reunião acontecerá de forma remota, via Zoom, dia 8 de dezembro. O primeiro encontro presencial está previsto para maio de 2021, no campus na Universidade.


A Princeton University está localizada em Princeton, New Jersey, e foi fundada em 1746, sendo a 4.a universidade mais antiga dos Estados Unidos. Ela faz parte do grupo Ivy League, composto por Brown, Columbia, Cornell, Dartmouth, Harvard, University of Pensilvania, Princeton e Yale, as universidades de maior excelência acadêmica e desejo dos estudantes dos EUA e do mundo.

“Foi uma grande honra receber esse convite. Em um universo com tantos counselors, ter seu trabalho reconhecido dessa forma é um grande privilégio”, conta Olavo. Ele explica, ainda, que a ideia do conselho é construir uma parceria sólida com as escolas para que o processo de aplicação seja mais transparente e acessível, visando evidenciar o que os departamentos acadêmicos da faculdade têm a oferecer, desde programas especiais até bolsas de estudo.

Os escolhidos para participarem desse grupo possuem, segundo a equipe de seleção do PCA, uma perspectiva única (“an unique viewpoint”) sobre o mundo das aplicações para universidades no exterior, que inclui inovação, determinação e criatividade: “Fiquei muito surpreso, pois muitas vezes somos mais visíveis do que imaginávamos. Vemos que o trabalho está sendo feito e reconhecido”.

Olavo comenta que “isso também dá um grande destaque ao Band, pois é uma distinção muito grande pelo trabalho feito dentro da escola de educação internacional. Por ser uma escola brasileira, com um currículo brasileiro e com esse componente internacional, o Colégio torna-se único nesse sentido. Muitos na comunidade internacional referem-se ao Band como pioneiro quanto a essa preparação, por ser uma escola brasileira, mas com grande enfoque na educação no exterior.”.

O profissional ainda enfatiza que espera, além de contribuir, aprender muito com sua participação nessa equipe: “Ainda não foi detalhada a linha de ação adotada, visto que a primeira reunião será em dezembro, mas espera-se que sejam trabalhados todos os aspectos relativos à aplicação, ao maior conhecimento da universidade e às formas de atingir a maior proximidade possível com ela”.

Por fim, Olavo explica que o Departamento Internacional oferece visitas e palestras virtuais regularmente aos alunos interessados em estudar fora, incluindo variadas universidades de grande renome.

Temas relacionados:
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de Internacional