Do Band a Harvard: Trajetos de bike

Publicado em 25/08/20

Querido leitor,

Uma das coisas que gosto muito de fazer aqui em Boston é andar de bicicleta. Não é um costume que tenho no Brasil, apesar de ter alguns amigos que se locomovem dessa forma em São Paulo. Poder usar esse meio de locomoção é ótimo, porque é uma boa forma de me exercitar e, mais do que isso, me dá uma liberdade enorme de não precisar depender nem de cronogramas de ônibus e metrô, nem de utilizar um serviço como Uber ou Lyft. Várias vezes o tempo de percurso pedalando, andando de carro ou de transporte público é praticamente o mesmo, então até nesse aspecto utilizar a bicicleta como meio de locomoção não deixa de ser vantajoso. 


Andar de bicicleta é uma das melhores formas de fazer os passeios de final de semana. O percurso de bike leva praticamente o mesmo tempo que o de carro (menos de 5 minutos de diferença!) e é muito mais rápido do que ir de transporte público compartilhado (metade do tempo).

Na maioria dos trajetos, há uma ciclovia ou faixas exclusivas para ciclistas, e algumas vezes a pista é compartilhada entre automóveis e bikes. Os motoristas de Boston são relativamente agressivos na direção, contudo, costumam respeitar os ciclistas na grande maioria das vezes. Considero-me bem medroso quanto a andar próximo a carros, e essa é uma das razões de eu não pedalar muito em São Paulo, mas quase sempre me sinto seguro aqui. 

A bicicleta também  é um ótimo meio de transporte para atividades cotidianas, como buscar compras onlines  ou ir ao mercado.

Um outro ponto que favorece a cidade de Boston é que ela fica em uma região em geral plana, o que facilita muito a vida dos ciclistas, além de ela não ser tão grande quanto outros centros urbanos. Ainda há muito espaço para melhoras, e há um projeto para expandir as ciclovias e ciclofaixas nos próximos 23 anos (saindo de 55 milhas em 2008 para 195 milhas em 2018, e com um planejamento de chegar em 356 milhas em 2043; fonte: https://www.cityofboston.gov/images_documents/Boston%20Bike%20Network%20Plan%2C%20Fall%202013_FINAL_tcm3-40525.pdf).

Uma das organizações de ciclistas deu uma nota de 2.7/5.0 para Boston. Toronto, a 3ª  colocada no ranking ficou com 3.4/5.0. Apenas cidades dos EUA e do Canadá estão nesse ranking. Fonte: https://cityratings.peopleforbikes.org/

Algo bem legal que Boston proporciona a quem vive aqui é um serviço público de aluguel de bicicletas, a Bluebikes (https://www.bluebikes.com/), que é bem acessível. Alugar por 2h é o mesmo preço que um ticket de metrô ou ônibus, mas em planos mensais ou anuais é muito mais barato do que essas modalidades de transporte. Hoje há 3500 bicicletas para aluguel em 330 estações espalhadas pela cidades de Boston, Cambridge, Everett e Sommerville. Só em 2019, foram mais de 2,5 milhões de viagens nestas bicicletas. 

Tem sido muito bom poder desfrutar da cidade, e poder fazer vários desses trajetos de bicicleta. Quem sabe algum dia um aluno intercambista diga o mesmo sobre São Paulo?

Lucas Umesaki se formou no Colégio Bandeirantes em 2015, e desde 2017 é aluno da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Neste ano, terá o privilégio de vivenciar um dos principais centros de pesquisa do mundo em um programa de intercâmbio. Atualmente é Research Trainee no Brigham and Women’s Hospital, um dos hospitais filiados a Harvard Medical School.

Temas relacionados:
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de Do Band a Harvard