Do Band a Harvard… e de volta ao Brasil!

Publicado em 16/12/19

Depois de um ano muito intenso e de diversos capítulos dessa jornada compartilhados com vocês, chegamos ao momento de despedida. Despedida de Boston, do blog, e talvez um pouco de nós mesmos. Porque se por um lado voltamos cheios de novos olhares, deixamos também um pedacinho dessa vivência e de nós por aqui. São tão misturados os sentimentos de fim, não são? Dá uma nostalgia de antemão, enquanto vem também a ansiedade pela próxima página, limpinha, ímpar, de um caderno novo.

Sobre esses finais de livros, alguns voltam, em séries, e nos trazem memórias vivas e uma chance de reviver algumas histórias. Semana passada, aconteceu o reencontro de cinco anos (cinco anos!!!) dos formandos de 2014.

De todas essas fases vividas no Colégio guardamos carinho e agradecimento. Obrigado por todo o apoio do Band neste ano em Harvard e por tantos outros até aqui. Fizemos parte desta instituição que nos equipou de ferramentas e oportunidades para construirmos nossos caminhos e seguirmos a imensidão do que sonharmos.

Mundo, mundo, como é vasto o que fica! Que saudades já temos, quantas pessoas guardaremos. Aquele agridoce em querer voltar para amigos e família, e querer também ficar, já que o limite de peso de 23kg não permite trazer todas as pessoas e lembranças para o nosso mundo. As relações que criamos ao longo do nosso intercâmbio permanecerão. Alguns laços durarão muito tempo, com reencontros e atualizações das vidas distantes apenas pelo espaço. Outros, sabemos, terão sua eternidade guardada em 2019 apenas.

Costumamos achar que os fins carregam sempre um quê de tristes, mas concluímos com a plenitude de quem olha o que viveu e enxerga momentos de aprendizado, não só de ciência, mas também – ou principalmente – de nós mesmos.

Felizes, gratos, mais plurais. Voltamos ao Brasil nos próximos dias marcados por um 2019 que jamais poderia ter sido imaginado ou desenhado, não tivesse sido vivido.

Obrigado uma vez mais. Obrigado ao Band por esse espaço. Se não conseguimos descrever tantos outros pormenores dessa experiência é porque para algumas sensações não existem ainda palavras.

Aos que nos acompanharam nesse ano, foi um enorme prazer 🙂

Fiquem à vontade para entrarem em contato!

Giovanna e Leonardo

Os alunos formados no Band em 2014, Giovanna Pedreira e Leonardo Pipek, tiveram uma oportunidade única! Em um programa de intercâmbio da Faculdade de Medicina da USP e da Harvard University, os dois passaram o ano de 2019 estudando em Boston. Confira o Blog dos estudantes que foi atualizado toda semana.

Temas relacionados: ,
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!