Do Band a Harvard: A última semana no laboratório

Publicado em 10/12/19

Olá de novo!

Hoje começa a minha última semana de trabalho no lab. Ainda não acredito que esse ano chegou ao fim. Ao mesmo tempo que, ao longo do ano, os dias parecem passar tão devagar, agora olhando para trás, tenho a sensação de que passaram extremamente rápido. É um misto de sentimentos e sensações: feliz e ansiosa de voltar para SP, de ver minha família, cachorro e amigos; nervosa de voltar para a faculdade e me readaptar na rotina das aulas e nostálgica e já saudosa de sair dessa cidade que foi palco de experiências incríveis e de um ano transformador.

Boston

Ao final do programa, os alunos apresentam a sua pesquisa do ano para os professores e pesquisadores da Harvard T. H. Chan School of Public Health, eu apresentei a minha na semana passada. Foi muito emocionante esse momento que simbolizou a conclusão de um ciclo tão importante.

Apresentação final

Minha vida aqui em Boston foi muito diferente de todos os meus outros anos. Eu tinha muito tempo livre, então pude fazer várias atividades que usualmente não faço em SP com tempo de qualidade como correr, cozinhar, ir a museus, ir a eventos na cidade, ir a shows, viajar de final de semana, ler livros, ver filmes e séries etc. Foi muito bom dar essa pausa na graduação e ter um ano em que eu não tinha correrias do dia a dia, tudo era feito no meu próprio ritmo, sem claro deixar as responsabilidades de lado. Sinto que foi uma oportunidade de enorme autoconhecimento e de crescimento pessoal, onde consegui perceber outras prioridades e desejos que antes estavam misturados no meio de muita coisa.

Parque onde eu corria

No laboratório, a proximidade com o do Dr. Verrier, ter feito tanto pesquisas clínicas quanto experimentais e a constante troca de feedbacks criaram um excelente ambiente de aprendizado. Como estávamos sempre trabalhando juntos, formamos uma equipe muito boa e que sempre discutia todos os temas de maneira muito produtiva. O ganho de conhecimento acadêmico e profissional foi gigantesco, não tenho nem palavras para dizer o quanto. Pude participar de sete projetos de pesquisas diferentes, dos quais três já foram publicados. Com certeza, toda essa bagagem científica que adquiri vão me acompanhar!

Primeira vez que passei um cateter!

 

Eu, Fernanda e Sofia na frente da Harvard Medical School (HMS)

Eu não sabia exatamente quais eram as minhas expectativas antes de vir para Boston, mas sei que o que vivi esse ano superaria quaisquer que tivesse. Sou muito grata por poder ter tido a possibilidade de realizar esse intercâmbio acadêmico e cultural. Todos os momentos, inclusive os de tristeza e dificuldade, foram igualmente valiosos e essenciais para o que vou levar daqui. É com uma enorme felicidade que concluo mais essa etapa da minha jornada!

Eu, John e Deivid na HMS

Giovanna Pedreira

Os alunos formados no Band em 2014, Giovanna Pedreira e Leonardo Pipek, estão tendo uma oportunidade única! Em um programa de intercâmbio da Faculdade de Medicina da USP e da Harvard University, os dois passarão um ano estudando em Boston. Confira o Blog dos estudantes que será atualizado toda semana!

Temas relacionados: ,
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!