Cause, baby, you’re a firework

Publicado em 08/07/15

4 de julho, dia da independência dos Estados Unidos. 4 de julho, dia dos americanos exaltarem mais ainda todo o seu patriotismo. Dia de todo mundo vestido pelas ruas com roupas com a estampa da bandeira norte americana, dia dos restaurantes fechados, dia de celebrar. Isso por que, em 4 de julho de 1776, as então colônias britânicas deixavam de ser colônias e passavam a construir sua própra história, sua própria cultura.

Eu já tinha passado o 4 de julho em Cleveland, Ohio, e tinha sido muito legal. Mas Boston, ah Boston.. Boston torna tudo mais especial.

Não bastasse o fato de que a cidade é linda, as pessoas, simpáticas e eu, uma apaixonada por essa cidade, Boston ainda é sede de grandes acontecimentos importantes na história da independência dos EUA. Em 1773, aconteceu a famosa “Boston Tea Party”, um ato contra a cobrança de impostos pela corôa Britânica. Colonos, disfarçados de índios, invadiram navios ingleses e jogaram centenas de caixas de chá ao mar. Esse é um acontecimento considerado chave no processo de independência dos EUA e aconteceu aqui, em Boston. Por essa e por outras, a cidade é tida como uma das melhores para se passar o famoso 4th of july – junto com Washingtom.

A grande atração são os fogos de artifício, que começam às 22:30 e, antes disso, tem um concerto às 20.

Procurando informações, descobri que as pessoas começam a chegar nos arredores de onde acontecem esse dois eventos por volta das 10 da manha – mais de 12 horas antes. Achei isso loucura né, passar o dia sentada esperando para ver fogos de artifício. “Não pode ser que vá valer a pena”, eu pensava.

Descobri que as pessoas não só ficam esperando lá o dia todo, como levam cobertores para estender e “garantir seu território”. Levam jogos para passar o tempo, comidinhas para um pic nic, etc.. Tipo acampar na frente dos portões do show para pegar um lugar bom na pista, sabe?

nós sentados no nosso cobertor estendido na grama

nós sentados no nosso cobertor estendido na grama

Enfim, resolvi que teria um dia tipicamente americano e toparia o programa de índio. Encontrei meus amigos na minha casa as 3, juntamos cobertores, toalhas, comidas, jogos. Colocamos tudo em mochilas e fomos. Chegando no local, percebi que já era bem diferente do que eu esperava. Apesar de os fogos serem em um local público e a maior parte das pessoas ficarem sentadas na grama ao redor do Charles River (rio que divide Boston de Cambrigde), tudo estava perfeitamente organizado. Tinhamos que ser revistados e foi aí que descobrimos que as mochilas não poderiam entrar – o que não faz o menor sentido, porque sacolas e bolsas eram permitidas. O motivo ? dois anos atrás, maratona de Boston, a bomba que explodiu estava dentro de uma mochila. Voltamos para casa, deixamos tudo e perdemos 2 soldados; dois amigos desistiram, afinal, além de ja termos ido e voltado uma vez, estava chovendo e programa de índio tem limite né?

Não, eu estava confiante no ditado “quando em Roma, faça como os romanos” e, diferente deles, segui na missão fireworks.

Conseguimos entrar, achar um local perto ao rio e estender toda nossa tralha. Foi quando o dia começou a ficar especial. A chuva foi embora e deu lugar a um por do sol maravilhoso.IMG_2436 Naquele momento, eu já sabia que valeria a pena. É difícil explicar, mas é muito legal estar em um lugar onde todo mundo está reunido por um sentimento tão especial: celebrar o dia em que os norte americanos passaram a ser os nortes americanos, o dia em que começaram a construir sua história juntos. A cidade toda estava lá: famílias, crianças, grupos de amigos, casais, idosos.. Todo mundo reunido pra comemorar um mesmo sentimento – o de orgulho pelo país que eles construíram. Pode ser chiclê ou o que for, mas foi muito especial. Ver todo mundo ali reunido com camisetas dos EUA, cantando músicas que enaltecem os EUA.. todos juntos! Ai você olha ao lado encontra opções de comida, banheiros limpos, tudo organizado, as pessoas respeitando seu espaço delimitado por um cobertor no chão e entende o porquê vale a pena celebrar. Porque, aqui, as coisas funcionam.

IMG_2430

O tempo passou impressionantemente rápido, o concerto foi ótimo, os fogos maravilhosos, o por do sol, estonteante. E o dia acabou com apenas um sentimento: que venham mais muitos 4th of july !

IMG_2536

 

 

Temas relacionados:
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!