Band e o Knowledge@Wharton High School Investment Competition 2019

Publicado em 27/03/19

Aprofundando-se no mundo dos investimentos, alunos do Band participaram da Região 3 (mundo excluindo China e Índia) e Final Brasil do Knowledge@Wharton High School (KWHS) Investment Competition, organizado pela The Wharton School, University of Pennsylvania e o Wharton Clube do Brasil. Essa é uma competição global de investimentos feita para alunos do Ensino Médio. Nesse ano, o torneio contou com mais de 40 times brasileiros e 2.000 times do mundo inteiro. Dentre eles, dois do Band foram para a Final Brasil, um composto pelos alunos Rafael Rocha, Philip Cohn e Vinícius Esteves; E o outro formado por Lucas Braz, Rafael Valio, Carolina Ferrer, Taric Latif e Rodrigo Giorjao. O segundo time foi convidado também a participar da final da Região 3 na Filadélfia.


Por meio de uma plataforma da “Wharton School” que simula negociações em bolsa de valores, os alunos criam um portfólio de ações e produzem relatórios escritos durante 10 semanas. Depois de selecionados para uma final, cada grupo faz uma apresentação de 10 minutos para um painel de jurados e tem que responder até 5 minutos de Perguntas & Respostas. Tudo é feito em inglês e não necessariamente o grupo que tem o melhor retorno ganha. “Muitas coisas são levadas em consideração, a dinâmica do grupo, a coerência dos planos e a criatividade, entre outros fatores, ” contou Deborah Pontual, Coordenadora do Departamento Internacional do Colégio e Presidente do Wharton Clube do Brasil.

Durante o período em que os alunos trabalharam em seus projetos, eles puderam aprender não apenas sobre investimentos como também sobre trabalho em grupo, tomada de riscos e análise de ações. Os times do Band contaram com alunos que participam ou já participaram do BandInvest, atividade complementar criada por alunos para aprender sobre investimentos.

O time do Colégio que chegou à final da Região 3, na Filadélfia, tinha a participação da aluna da 2.a série do Ensino Médio, Carolina Ferrer. A participante achou a competição divertida e única. Ela contou que vai levar os conhecimentos obtidos no programa para a vida toda. “Aprendi diversos conceitos de finanças para elaborar os relatórios, mas, além disso, a experiência em si me agregou muito pelo o que eu aprendi no decorrer da competição, como trabalho em equipe, elaboração de estratégia, etc. Também tive a oportunidade de conhecer diversos profissionais da área, que nos ajudaram e nos ensinaram muito, ” concluiu.


​Além da participação na competição de investimentos, o Band também conta com a atuação ativa de Deborah Pontual, Presidente do Wharton Clube do Brasil, associação composta por mais de 500 ex-alunos da faculdade no país. Desde 2016, o grupo vem tentando aumentar o engajamento dos alunos brasileiros no torneio. Com o apoio e a divulgação do clube, o envolvimento do país, na competição, cresce gradativamente. “São poucas as competições e eventos desse gênero no mundo. O trabalho da Wharton é diferenciado. Todos os anos, nós, do Wharton Clube do Brasil, trabalhamos mais e mais para incentivar os jovens a participarem e o engajamento dos alunos do Band tem sido notável, ”concluiu Deborah.

Temas relacionados: , ,
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de Internacional