Saiba como é o Festival STEAM

Publicado em 29/11/22

O Festival STEAM é um evento que ocorre no 3.o trimestre em que os alunos da 2.a série do Ensino Médio apresentam seus trabalhos científicos desenvolvidos durante a disciplina. No início do ano, foi proposta a elaboração de um projeto de pesquisa para compreender os problemas existentes na Terra ou, abordando a temática da exploração espacial, estudar o que é necessário para colonizar Marte.


Ao longo das aulas, foram observadas relações entre o conhecimento e as tecnologias desenvolvidas para a exploração espacial que foram adaptadas e transformadas em produtos que beneficiam a vida na Terra. Organizados em grupos, os alunos puderam, com base no assunto principal, escolher os temas que gostariam de estudar para desenvolverem seus projetos. Durante o processo de produção, eles usaram diversos materiais e recursos, como impressora 3D, Arduino e cortadora a laser.


“O Festival é uma grande celebração dos resultados dos trabalhos e é, inclusive, um evento feito pelos alunos, já que, durante o ano, eles são convidados a participar do concurso do Logo do Festival.”, conta a professora Thaís, do STEAM. A experiência se aproxima do que ocorre em congressos científicos, pois a avaliação dos trabalhos é feita pelos professores da disciplina, por educadores de outras áreas e por colegas de outros grupos. Ao todo, cada grupo recebeu uma média de 12 avaliações.

Confira a galeria de imagens clicando aqui.

Temas relacionados:
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de STEAM

Mostra de Ciências de 2022

Publicado em 15/12/22

Saiba como é o Festival STEAM

Publicado em 29/11/22