Mostra de Ciências de 2022

Publicado em 15/12/22

A Mostra de Ciências é um evento que contempla a apresentação dos projetos realizados em diferentes atividades relacionadas à Ciência, como a Feira de Ciências do Ensino Fundamental II, Band Forense, Band Zoo e Tinkering e Gambiarra e ainda o Seminário Científico, resultado do Festival STEAM das 2.as séries do Ensino Médio. Em 2022, o tema que guiou as atividades da Mostra foi a construção de um novo futuro.


A coordenadora de Ciências e STEAM, Mariana Lorenzin, conta que a proposta para o evento é que todos os segmentos estimulem o “fazer Ciência” e que os estudantes possam ampliar a sua leitura sobre o mundo. “Sempre propomos que o tema seja amplo para que os alunos possam trazer um olhar de protagonismo, refletindo sobre o que eles esperam do novo futuro. Vivemos dois anos muito difíceis e carregamos uma bagagem desse período, mas queremos entender o que os estudantes têm de expectativa e como eles veem a oportunidade de contribuir para um futuro melhor.”.


Projetos como a Feira de Ciências, segundo a coordenadora, trazem os resultados mais impressionantes, mesmo de estudantes mais novos. “Participar da Feira de Ciências é uma escolha, os estudantes se engajam e se dedicam muito a seus projetos. Do 6.o ao 9.o ano, os estudantes trazem soluções para diversos problemas, utilizando muita Tecnologia. Tivemos de forma natural a utilização da programação como linguagem para resolução de problemas atuais.”.


O Seminário Científico reuniu os 12 projetos mais bem avaliados do Festival STEAM, que foram apresentados a educadores de diversas universidades de grande relevância. “Quando trazemos professores universitários, propomos o desenvolvimento de habilidades de comunicação e uma parceria para que os alunos cheguem na faculdade ainda mais preparados. Os professores também nos trazem o olhar de lá. É muito bom receber um retorno que ressalte que estamos, de verdade, fazendo Ciência na escola.”, explica Mariana.


Mariana finaliza ressaltando a clara evolução da Feira de Ciências ao longo do tempo. “Foi muito bom escutar de quem já passou por isso antigamente que hoje, de fato, se vê os jovens pensando em problemas reais, que impactam a sociedade e possuem sentido e significado. O uso da tecnologia e o desenvolvimento do conhecimento científico são os principais destaques, que nos deixaram muito felizes e empolgados para os próximos anos.”.

Confira a galeria de imagens clicando aqui.

Temas relacionados:
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de STEAM

Mostra de Ciências de 2022

Publicado em 15/12/22

Saiba como é o Festival STEAM

Publicado em 29/11/22