Conheça a Revista Científica do STEAM

Publicado em 18/04/22

A ReviSTEAM (Revista Científica do STEAM) surgiu a partir da necessidade de compilar as produções dos alunos em um material e ainda utilizá-lo como fonte de informação e referência para outros trabalhos produzidos no Colégio. Ela é composta pelos artigos científicos elaborados como produto final pelos alunos da 2.a série do Ensino Médio sob supervisão dos professores orientadores. É o desdobramento de um trabalho muito grande que está sendo feito com as turmas de 2.a série no sentido de desenvolver uma iniciação científica, que culmina, após projetos e experimentos, na escrita de um artigo científico que registra a experiência que eles tiveram durante a iniciação.

Todos os artigos que figuram na revista seguem um padrão de edição, de modo a manter a organização e a clareza de cada projeto. As informações devem ser organizadas no padrão de artigos científicos e os alunos devem ilustrá-las usando imagens autorais e, assim, produzir um compêndio. A assistente de ensino do STEAM, Thamires, explica que os coordenadores de Ciências e do STEAM, Mariana Lorenzin e Renato Villar, coordenam a produção da revista, que é feita pela equipe de  professores, técnicos e assistentes que atuam direta ou indiretamente na 2ª série do Ensino Médio. “Contamos ainda com a contribuição de pesquisadores externos para redigir o prefácio, assim como responder a uma entrevista guiada para a edição, além da equipe de editoração do Band e do desenvolvimento da identidade visual feito a partir de um concurso entre os alunos da 2.a série.”.

Cerca de 120 grupos produzem projetos anualmente e os registros são muito importantes, até por se tornarem fontes de pesquisa para os anos seguintes. A professora Marta, de Física, conta que os grupos poderiam escolher diversos temas para fazer seu trabalho, desde que relacionados ao assunto principal: os problemas que existem atualmente no Planeta Terra. “O aluno é convidado a pensar se é possível e viável resolver estes problemas ou se a espécie humana já deveria começar a pensar em ocupar outro planeta – no caso, Marte. Quando são posicionados perante este dilema, acabam tendo que encontrar uma saída, seja consertar algo na Terra, pensar em uma tecnologia que ajudaria os 1.os habitantes de Marte a sobreviverem por lá ou até temas que, pensando em Marte, possam resolver problemas da Terra, como, por exemplo, um solo mais rico para plantação, reciclagem de materiais e tratamento de água.”.

Atualmente a ReviSTEAM conta com duas versões impressas, referentes aos anos letivos de 2020 e 2021, que estão disponíveis na biblioteca do Band para consulta dos alunos, e também na versão digital, disponível no Moodle para os alunos do Ensino Médio.

Temas relacionados:
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!