Semana de Planejamento: Começando 2020

Publicado em 04/02/20

Dos dias 27 a 31 de janeiro, os funcionários do Band se reuniram para a Semana de Planejamento. Antecedendo o recomeço das aulas, o evento serve para discutir as estratégias e acontecimentos do Colégio, colocando todos em sintonia para o início de mais um ano letivo.

O tema desta semana foi Cenários Futuros e tanto professores quanto convidados externos tiveram momentos para palestrar ou fazer apresentações relevantes à escola. ​Durante esta semana, tanto professores quanto convidados externos tiveram momentos para palestrar ou apresentar temas relevantes à escola.

​Na abertura, dia 27, o Diretor Presidente do Band, Mauro de Salles Aguiar, fez uma introdução falando sobre o futuro e de como vamos nos preparar para encarar os desafios que virão. Além disso, ele apresentou e deu boas-vindas aos novos professores, que ingressam ao corpo letivo este ano.

​Em seguida, Paulo Vicente, professor da Fundação Dom Cabral, deu uma palestra sobre planejamento estratégico baseado em hipóteses para o futuro. De uma maneira lógica e científica, ele enfatizou que, por mais que seja possível traçar possibilidades acerca do que está por vir, é impossível prever com certeza. “Ciência é sobre dúvida, não sobre certezas”, repetiu Paulo.

​No dia seguinte, a Coordenadoria de Futuro e Carreiras contou sobre seu trabalho na escola, o de orientar seus alunos acerca do planejamento de suas carreiras. Cláudio Pinheiro, coordenador dos Processos de Avaliação Acadêmica, falou sobre a importância de informação profissional, de orientação voltada a cada aluno individualmente e do aplicativo de Futuro e Carreiras, disponibilizado para que os estudantes entrem em contato com as mais diversas áreas de estudo e trabalho.

​Conversando com a fala de Cláudio, o professor Ricardo Salgado, de Filosofia, deu uma palestra intitulada “O Sentido da Vida.” Nela, ele apresentou visões filosóficas diferentes acerca da vida, da liberdade, dos acontecimentos da natureza e da religião. Uma destas visões apresentava o sentido da vida como algo que os próprios humanos colocam sobre sua existência, a partir de suas escolhas.

Dia 29, a apresentação “Vamos falar sobre o Band?” contou com membros da equipe do Band e abordou temas como convivência positiva na escola e a comunicação no Band, transformação digital e os planejamentos para o Fundamental I do Band, que será inaugurado em 2022.

No dia seguinte, o psicanalista Paulo de Santi tratou de um tema importante para um colégio: a adolescência. Ele diferenciou a puberdade da adolescência, caracterizou essa fase da vida das pessoas e a comparou também com a idade adulta, já que é importante, no Band, saber lidar com jovens desta faixa etária.

​Do dia 28 a 30, houve ainda uma oficina de Power Point ministrada por João Manoel Quadros Barros, professor da ESPM, para ajudar os professores a fazer aulas mais dinâmicas.

​Para finalizar, no último dia da Semana de Planejamento, Elvira Pescarollo, coordenadora da Biblioteca, trouxe Michelangelo Viana, especialista em tecnologia da informação para apresentar a Base de Dados Ebsco, utilizada por seu setor para melhorar o serviço aos alunos.

​Assim, a Semana de Planejamento abre mais um ano do letivo do Band. Como a Diretora de Convivência do Colégio, Estela Zanini, disse, este momento “dá o tom e põe todo mundo em sintonia” para recomeçar.

Confira a galeria de imagens aqui.

Temas relacionados: ,
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de Institucional