Novos alunos do Fundamental conhecem a Biblioteca

Publicado em 26/02/13

Procurando incentivar a leitura e familiarizar o novo aluno ao ambiente e às normas da Biblioteca, as professoras de Português levaram os estudantes novos dos 6.os e 7.os anos para fazer visita monitorada às bibliotecas do Band. Com colaboração dos funcionários que lá trabalham, eles apresentam as regras, o sistema de aluguel e reserva de livros, mostram os ambientes disponíveis para estudo e exibiram os recursos que os alunos podem usar.
DSC02345
“Eles são orientado para aprender a usar a biblioteca desde o começo. Aprendem a localizar um livro pelo terminal de consulta, como podem localizá-lo na estante, e em caso de duvida, também já conhecem os funcionários que podem ajudá-los”, contou a professora de Português, Marlene Campos. “Além disso, eles conhecem a hemeroteca e a gibiteca, duas
seções pelas quais demonstram muito interesse”, completou.
DSC02355
Para não lotar o ambiente, as turmas foram divididas em dois grupos, e cada sala foi em um horário diferente. “Antes de realizar a visita, nós orientamos os alunos sobre as regras básicas de respeito. Indicamos que a biblioteca é um local de estudo, frequentado por outros alunos, onde não é permitido barulho e bagunça. Com a divisão da turma fica mais fácil controlar”, explica a professora Yeda Lenza.
DSC02386
A visita monitorada tem um efeito tão positivo, que após sua ocorrência, o numero de livros retirados aumentam. “Isso mostra o entusiasmo deles. A visita faz com que se sintam mais a vontade e motivados, e consequentemente frequentem mais a biblioteca, aluguem mais obras, gibis, jornais, revistas e até iPads”, disse a professora do 7.o ano, Paula Martins.
DSC02406
“Achei a biblioteca muito interessante porque na minha antiga escola não tinha isso, de poder alugar livros, gibis, revistas, computador ou iPad, sem contar que é um ambiente muito confortável para estudar! E no caso de você esquecer um livro, a biblioteca tem vários da mesma edição para serem alugados”, contou o aluno do 6.o ano, Thiago Ferraz Nunes. “Antes da visita pensava que era só entrar lá e pegar os livros que eu queria, mas depois fiquei sabendo do sistema da carteirinha que é usado para aumentar a segurança”, finalizou.

Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de Institucional