MLab: Inglês na vivência

Publicado em 29/01/20

Para ter uma experiência intercultural, além de aprimorar os aprendizados de inglês, estudantes do Band que participam do MLab (Mentoring and Language Acquisition in Brazil) adentraram numa imersão dos dias 13 a 23 de janeiro. 


O MLab é um programa organizado pelo escritório de Harvard no Brasil e constitui uma parceria, em que alunos brasileiros são mentorados por estudantes da Universidade de Harvard. Cada aluno tem seu mentor e eles se comunicam por videoconferência durante oito meses aproximadamente. Essa mentoria ocorre para que haja um contato entre realidades diferentes e para que os alunos aperfeiçoem a língua inglesa. A imersão é o momento em que os alunos e seus mentores se encontram pessoalmente. Ela ocorre no Brasil e atua como um laço que une de fato os estudantes, criando um vínculo que pode durar anos.


Durante os dias de imersão, os participantes se ocuparam com palestras e visitas a locais de São Paulo que se relacionam com o tema abordado em cada dia. Os três grandes temas tratados foram desigualdade, meio-ambiente e educação e foram escolhidos pelos próprios participantes. Além disso, houve um retiro de três dias para o Hotel Fazenda Santa Rita, em Joanápolis (SP), que foi ótimo para que todos os participantes se conhecessem e se integrassem.


Isadora Sales, da
1.a série do Ensino Médio, é uma das alunas envolvida no projeto. Ela sentiu a importância do programa para seu desenvolvimento. “O projeto MLAB me proporcionou momentos que lembrarei com muito carinho. Além do aspecto emocional, as sessões de mentoria auxiliaram muito quanto à pronúncia, minha confiança e familiarização com a língua.”

No Band, o projeto é coordenado pela Diretora de Planejamento e Integração, Helena de Salles Aguiar, e pela Coordenadora do Departamento Internacional, Deborah Pontual, que se orgulha muito do projeto: “Eu fico maravilhada ao ver a evolução do inglês dos nossos alunos do início do programa até o fim. Eles não só se articulam melhor, mas também demonstram mais confiança, versatilidade e naturalidade ao falar a língua inglesa.”


O Band é a única escola que se mantém no programa MLab desde sua implementação no Brasil, em 2012. Sendo um projeto tão importante, é essencial seu cultivo no ambiente escolar, para sempre oferecer a melhor oportunidade aos alunos.

Temas relacionados: , ,
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de Institucional