Inspiração, motivação e auto-confiança

Publicado em 22/08/13

Só quem tem o sonho de cursar Medicina compreende a tensão e pressão que cercam o exame de admissão. Com uma concorrência forte e formas de avaliação bastante complexas, a instabilidade emocional no momento da prova pode fazer uma diferença enorme (e indesejada) para o aluno. Por conta disso, o Band trouxe, pelo 5.o ano consecutivo, para uma conversa com turma do curso de Aprofundamento para o Vestibular de Medicina, o coordenador de criações artísticas do Doutores da Alegria, Ângelo Brandini, e o mestre do Aikido, José Roberto Bueno. Eles falaram sobre inspiração, motivação e auto-confiança.
Ângelo Brandini
alegria_1alegria_2
A biblioteca foi transformada em um “lounge”, tendo suas mesas, computadores e cadeiras trocados por pufes, bancos coloridos e alguns tatames dispostos para a demonstração de Aikido. Os alunos se dispuseram confortavelmente à volta do tatame e ouviram com atenção o que os convidados tinham a compartilhar.
alegria_8
Dando abertura ao evento, o coordenador de Química e professor no curso de Aprofundamento José Ricardo Almeida, que explicou o porquê de reunir os alunos e o objetivo da dinâmica. “A ideia é que a gente possa curtir uma tarde de preparação pro vestibular com um olhar diferente do que o tradicional, com uma abordagem mais focada pro estado emocional ao fazer a prova”, explicou.
Prof. Almeida
alegria_9

Emerson Bento Pereira
alegria_5

O coordenador do Departamento Cultural, Emerson Bento Pereira, introduziu, então, os dois convidados. Ângelo Brandini, palhaço por profissão, formado em Artes Cênicas e com pós na arte “clown”, além de animar e trazer sorrisos aos rostos dos alunos, conversou sobre a importante questão que é quebrar ao paradigmas aos quais muitas vezes nos sentimos presos. “O que muita gente perde nesse meio tempo é a noção de que só a técnica ou só a emoção não funcionam. Tem que haver um equilíbrio”, explicou Ângelo.
José Roberto Bueno
alegria_3alegria_4

Já José Roberto Bueno, mestre de Aikidô, contou um pouco aos alunos sobre a origens e as principais bases da filosofia dessa arte marcial. A ideia principal é procurar estar em paz e harmonia em qualquer circunstância, vivendo o amor e o respeito por todos os seres com o objetivo de curarmos a nós mesmos e o mundo. Além disso, José ainda trouxe a interessante ideia de procurar as respostas para situações difíceis dentro de um cenário maior e mais abrangente.
alegria_10
Ao fim do evento, Emerson mostrou aos alunos um breve vídeo sobre o atleta Usain Bolt, para ressaltar um tipo de atitude que muitas vezes se perde na busca pelo sucesso no vestibular: “Com o vídeo o que a gente quis mostrar ao aluno é que é possível atingir o sucesso mantendo o bom humor e a calma. Usando o Usain Bolt como exemplo, temos uma figura que atingiu o ápice naquilo o que faz, sempre mantendo a serenidade e buscando seus objetivos com ideias ‘fora da caixa’“, explicou.
Confira a galeria de imagens clicando aqui.

Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de Institucional