Beinprosone traz proposta de Inovação

Publicado em 03/09/15

Aconteceu no ùltimo final de semana (28 a 30 de agosto) a 1.a edição do BEINPROSONE (Being Innovative and Producing Something New). O projeto foi idealizado pela aluna da 3.a série, Marina Schor e apoiado pelo Coordenador de Química, Ricardo Almeida e pela Diretora de Planejamento Estratégico, Helena de Salles Aguiar e teve como inspiração as oficinas de inovação de instituições como Harvard e MIT Media Lab.
IMG_1123                  aluna Marina Schor
O evento foi dividido em 4 partes: introdução ao tema, hands on, apresentação e julgamento, que foram partilhadas em 3 dias (Sexta, Sábado e Domingo). Foi proposto para os participantes um problema, no caso, a má alimentação dos jovens, para que então,os participantes encontrassem uma possível solução para a situação.
IMG_1235
No primeiro dia, os alunos da 1.a série, previamente selecionados para o projeto, foram divididos em 5 grupos de 4 estudantes para iniciar as atividades. Primeiramente, eles foram apresentados ao caso e depois, ouviram palestras que serviram como inspiração. Participaram da conversa a nutricionista Roberta Lima, que explicou sobre práticas alimentares corretas e o medalhista Olímpico de Judô, Rafael Silva, que contou sobre a sua rotina alimentar. Ainda na sexta feira, os grupos executaram uma receita para reforçar a proposta hands on do evento.
IMG_1138
Para iniciar as atividades de sábado, os estudantes foram apresentados a proposta de solução para o problema: uma lancheira auto sustentável, na qual as pessoas pudessem levar lanches saudáveis para se alimentar durante o dia. Logo após esse momento, foram entregues kits para os participantes para que eles pudessem desenvolver o protótipo de lancheira.
IMG_1111
Já no domingo, cada grupo recebeu 50 reais para ir à feira livre comprar alimentos saudáveis para compor o protótipo produzido. Com os projetos finalizados, eles tiveram que apresentar o produto para os jurados. O julgamento ficou para o Coordenador Ricardo Almeida, a Diretora Helena Aguiar, Paulo Schor, professor visitante do MIT e Coordenador do Grupo MedHacker (Escola Paulista de Medicina), do atual prefeito da cidade de São Paulo e bandeirantino formado, Fernando Haddad e sua esposa Ana Estela Haddad.
IMG_1229
“Eu fiquei incrivelmente satisfeita com o resultado. O trabalho para chegar no que chegamos foi tao duro, e ver que tudo saiu exatamente igual ao planejado, com o pessoal tão envolvido com os protótipos e as apresentações foi incrível. Nao podia ter pedido por mais nada”, contou a idealizadora Marina.

Além do Coordenador de Química, de Helena Aguiar e de Marina Schor, a realização do evento foi responsabilidade dos alunos da 3.a série Caio Oliveira, Cristina Liu e Thomas Giordano. Também estavam na organização Luiz Eduardo Leite, da 2.a série e Diego Zancaneli, da 1.a série. Já Patrick Sewell, Pedro Oliveira e Cristobal Sciutto, todos do último ano, fizeram os registros do evento. Os estudantes Gabriel Rocha, Olivia Cunha e Gabriel Zucchi, da 3.a série, foram monitores circulantes e mais 20 estudantes da 2.a série foram selecionados para serem monitores fixos. Por fim, colaborou para o projeto o professor de Química, Franco Ramunno.
Para conferir a página do projeto no Facebook clique aqui.

Temas relacionados:
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!