Band participa do Encontro das Escolas Associadas da UNESCO

Publicado em 16/01/24

O Band participou do encontro nacional das escolas associadas promovido pela UNESCO. O evento, que ocorreu no Colégio Visconde de Porto Seguro nos dias 7 e 8 de dezembro, foi o maior realizado pela Rede PEA UNESCO. Contando com 550 participantes inscritos presencialmente e outros 800 para a transmissão virtual, foi uma oportunidade ímpar para trabalho em rede, de compreensão, empatia e espírito colaborativo.

O Band é uma escola associada desde 2018 e Mauro Aguiar, coordenador do Núcleo de Estratégia e Inovação do Colégio, é integrante do comitê nacional à convite do Itamaraty. O mandato, que durará até outubro do ano que vem, conta com outros grandes nomes como Paulo Camargo, Joana Almeida e Sueli Schabbach.

O encontro foi muito importante para proporcionar o conhecimento de outras realidades e auxiliou no entendimento dos diferentes ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) criados pela ONU como metas para o ano de 2030. Além disso, durante os dois dias, foram realizadas inúmeras palestras com grandes nomes do meio, como Rebeca Otero, da Unesco, António Nóvoa, reitor da Universidade de Lisboa, José Avilés, professor da Universidade de Valladolid na Espanha, o pedagogo Paulo Fochi e Telma Vinha, professora da Unicamp, para falar de pautas de convivência positiva, campanhas antibullying e o antirracismo no ambiente escolar.

Para Mauro, a participação no evento foi muito positiva, proporcionando a inclusão de diferentes pontos de vista acerca da educação. “Durante esses dois dias de evento, eu pude aprender muito e conhecer diferentes regiões do Brasil permeadas pela educação”. Além disso, Mauro também acredita que a participação foi muito benéfica para o Colégio, uma vez que proporcionou uma nova percepção sobre diferentes temáticas. “A parceria do Band com a UNESCO auxiliou a todo o grupo de educadores do Colégio a entender as diferentes realidades brasileiras”.

Prof. Olavo de Amorim

Para o coordenador do Departamento Internacional, Olavo de Amorim, a participação no encontro foi muito importante para conhecer novas escolas de outras regiões do Brasil. “A Unesco busca convidar várias instituições de ensino para ver o que está sendo feito no Brasil e pelo mundo, e é uma grande riqueza poder mostrar como as escolas são unidas”, concluiu.

Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de Institucional