Alunos criam programa de Tutoria Voluntária

Publicado em 20/05/15

Os alunos Amanda Sanches, Caio Oliveira e Gabriel Saruhashi, da 3.a série, iniciaram um programa de Tutoria Voluntária (TUVOL), que realiza aulas no Band aos sábados para estudantes da Escola Fabiano Lozano Maestro.
caio004
Motivados pelo projeto de Monitoria Educacional Voluntária (MEV), já oferecido ano passado para estudantes do Band darem aulas de reforço na escola pública, Amanda, Caio e Gabriel decidiram criar um braço de apoio para os mais interessados na atividade. Durante quase um ano, eles planejaram as aulas junto com os professores da Fabiano Lozano Maestro e a professora Sandra Braid, responsável por trabalho voluntário no Colégio, para realizarem os encontros no Bandeirantes.
caio_1
Por enquanto, o ensino é voltado para alunos de 7.o e 8.o ano aprenderem Matemática e a ideia é ampliar para outras disciplinas. A proposta é que o ensino seja dinâmico, flexível e de acordo com o que os participantes pedem, criando uma proximidade entre os professores voluntários e os alunos.
“Como nós só temos cinco alunos agora, nós conseguimos dar uma atenção especial para todos eles. É possível explorar o potencial de cada um”, comentou Amanda. “É bom por que foi possível criar um ambiente aberto para eles, existe muita liberdade para os alunos opinarem”, declarou Caio.
Desde que o projeto começou, no final de março, foram dadas aulas todos os sábados. Para ajudar nos finais de semana em que a 3.a série tem simulado para o vestibular, as alunas Camila Ballini e Marina Sanches da 2.a série atendem os estudantes, assim, a continuidade do programa não é afetada.
“É gratificante ter o retorno dos alunos, por que a gente trabalha para ficar do jeito que eles querem”, afirmou Gabriel. “É bom para entender os dois lados, muitas vezes a gente critica um professor mas não sabe o trabalho de montar uma aula. Além disso, me ajudou a compreender as minhas dificuldades em sala de aula para poder ensinar para os outros”, completou.
Para garantir que nos próximos anos o MEV e o TUVOL continuem crescendo, os alunos vão organizar uma palestra para a 1.a e 2.a série explicando como funciona o programa e como se voluntariar para dar aulas. O evento irá ocorrer na sexta feira, 22, durante o intervalo da manhã.
Inscrições poderão ser feitas aqui.

Temas relacionados: , , , ,
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de Institucional