Carta à comunidade Band: um Colégio em defesa do pensamento crítico

Publicado em 12/11/18

À comunidade do Colégio Bandeirantes

Tanto por meio de seu Manifesto quanto por meio de seus valores, o Colégio Bandeirantes deixa claro que se caracteriza pelo pioneirismo, pela educação de alto padrão, pelo respeito à diversidade e à liberdade e pela valorização da confiança e da interdependência.

Diante da pluralidade e complexidade da vida contemporânea, temos consciência de que a escola passa a ter um papel importante na formação de jovens tanto para o convívio social quanto para um mercado de trabalho que exige muito mais do que habilidades e competências técnicas. Assim, o Colégio transformou-se para adequar-se às novas demandas sociais, inovando seus espaços e práticas de ensino sem, contudo, perder a excelência na transmissão e aquisição de conhecimentos. Entremeados com os conteúdos disciplinares tradicionais, conceitos como criatividade, autonomia e protagonismo tornaram-se parte do nosso cotidiano escolar. No entanto, não basta que os jovens sejam criativos e autônomos para resolver problemas ou que tenham pleno domínio dos conteúdos mais complexos das matérias escolares. Eles precisam, acima de tudo, saber se relacionar de maneira ética e respeitosa com seus pares, professores e funcionários da escola, a fim de que essa conduta seja exemplar do modo como conduzirão as relações com aqueles que estão para além do seu círculo familiar ou cultural. É na escola, essencialmente, que o jovem se expõe, de modo saudável e seguro, ao contato com indivíduos possuidores de experiências, crenças e valores diversos, o que lhe permite ampliar as suas próprias perspectivas.

Nos últimos meses, no entanto, o ambiente escolar passou a ser um espaço de reprodução das polaridades políticas existentes na sociedade brasileira. Em um lugar como o Band, caracterizado pela diversidade de religiões, de etnias, de classes sociais, de gêneros e de ideologias, não há espaço para o ódio, sendo fundamental a adoção de um meio essencial para se lidar com essas diferenças: o respeito. Assim, baseado nos valores da liberdade e da justiça e a fim de promover um ambiente de convivência saudável e seguro, o Bandeirantes garante

. a liberdade de pensamento, de expressão e de opinião de seus alunos, professores e funcionários, repudiando totalmente qualquer atitude ameaçadora ou intimidadora que fira esse direito;
. a defesa do desenvolvimento do pensamento crítico dentro da escola;
. a preservação do ambiente de debate de ideias – prática em que a escuta e a argumentação consistente e respeitosa têm o mesmo peso;
. o respeito à diversidade;
. a aplicação de medidas educativas imediatas àqueles que agirem com desrespeito, violência e intolerância – ressaltando que educar não implica, necessariamente, punir.

Somente com essas garantias e com a valorização de uma formação artística, humanista e científica consistente e plural fugiremos da doutrinação, que se caracteriza pela imposição de uma única opinião, crença ou princípio, com o objetivo de que nenhum outro seja aceito.

Por fim, levando em consideração os valores da confiança e da interdependência, sem os quais nenhuma boa relação se estabelece, solicitamos a todos que fazem parte de nossa comunidade que confiem em nosso trabalho, sempre muito sério e honesto, e que continuem nos apoiando na educação sistemática de jovens comprometidos com o conhecimento, a criatividade, a ética, a justiça, o respeito e a liberdade de todo tipo.

Temas relacionados:
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!