Vestibulares 2021: confira as principais mudanças

Publicado em 26/01/21

Em um ano atípico como 2020, vários vestibulares tiveram de implementar mudanças em sua aplicação, seja ela no âmbito do formato, seja no do conteúdo ou até no da data. Nesse sentido, a Orientadora Profissional Milena Greve compartilha algumas informações de relevância sobre as provas e os processos seletivos que ainda estão em andamento, bem como sobre os que já finalizaram.

“Neste ano, ao contrário dos outros, temos processos seletivos já finalizados e outros que ainda estão acontecendo, pois foram adiados. A FUVEST, por exemplo, terá os resultados da primeira fase divulgados dia 1 de fevereiro, a UNESP, o ENEM, a UNICAMP, o Einstein. Basicamente, temos alunos que já encerraram os processos seletivos, alunos que ainda aguardam seus resultados e alunos que ainda estão no momento de prestar as provas.”, conta Milena.

Quanto às faculdades cujas listas já foram disponibilizadas, há aprovações na FGV, na ESPM, na FEI, na Mauá, no Ibmec, na FAAP, na FMABC, na Santa Casa, na FMJ, na Cásper Líbero. Milena especifica: “Por enquanto, são cerca de 200 aprovações. Isso considerando que, diferentemente dos anos anteriores, ainda temos vários processos seletivos muito robustos em andamento, sem nem mesmo resultados da primeira fase, como é o caso da FUVEST, que só liberará dia 1 de fevereiro.”.

É importante destacar, ainda, as principais modificações que foram vistas nos vestibulares deste ano. “Provas como a da UNICAMP tiveram mudança no conteúdo, com menos livros de leitura obrigatória e menor número de questões. Processos seletivos como os da FGV, do Insper e da ESPM foram completamente diferentes, com a prova, as entrevistas e as dinâmicas de grupo totalmente on-line, para os quais os alunos tiveram de se preparar ao longo do ano. Há outras que optaram apenas pelo adiamento, que são as em andamento.”, afirma a Orientadora.

Sobre o fim dos processos seletivos, Milena comenta: “A primeira lista da FUVEST vai sair em março, a do ENEM, no final de março. Temos vários resultados saindo no decorrer de fevereiro, como UNICAMP, e de março, como UNESP, e até alguns em abril, como é o caso da UNIFESP. Isso sem contar as listas subsequentes desses processos seletivos, além daqueles que já começaram.”.

Por fim, Milena enfatiza: “O processo do vestibular acabou sendo estendido este ano. Isso está exigindo bastante organização de estudo e, acima de tudo, manutenção da própria motivação para as provas, manejo da ansiedade e das expectativas e esforço e dedicação. São várias realidades simultâneas que estão acontecendo agora.”.

“Nós continuamos abertos para o apoio desses alunos formados em 2020 quanto à preparação final para os vestibulares que ainda estão acontecendo, inclusive do ponto de vista de orientação. Nossa agenda está aberta e vamos ficar ao lado deles, torcendo pelos resultados que estão saindo e os auxiliando nos processos que ainda estão em andamento!”, finaliza.

Temas relacionados:
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de Futuro e Carreira