Muitos conhecem sobre a carreira da atriz Lígia Cortez, porém, o que poucos sabem é que tudo começou no Band. Carinhosamente, ela lembra dos momentos que dividiu com amigos e professores no ambiente escolar.
Formada em 1978, Lígia seguiu os passos do seu pai, o também ator Raul Cortez, e seus tios, que haviam estudado no Colégio.
Ela afirma que teve um aprendizado muito sólido com professores de qualidade, que a ensinaram como argumentar e raciocinar para além de um plano de ensino fechado. “O estudante sai do Band com possibilidades para a compreensão crítica do mundo. O Colégio se mantinha neutro para que o aluno pudesse pensar e aprendi muito sobre o país durante esse período” disse Lígia. Ela ressaltou também a forma ética com que os alunos são tratados já que a eles é dada toda a liberdade contanto que saibam lidar com as consequências.
Sua carreira de atriz, tanto no teatro quanto na televisão, revela traços de ensinamentos adquiridos em sua trajetória no Band: a liberdade, autonomia e certeza da própria capacidade. Além disso, ela conta que obteve uma enorme bagagem cultural já que teve acesso a uma série de livros, filmes e aulas de línguas estrangeiras – conhecimentos que poderiam leva-la aonde desejasse.
Diretora da Escola Superior de Artes Célia Helena, Lígia aplica na instituição muitos dos ensinamentos que aprendeu durante seus anos no Colégio. “No Band aprendi que tudo o que realizamos tem que ser pra valer e com qualidade. Levo isso para o Célia Helena onde procuro sempre ensinar sobre integridade para o aluno e trata-lo com respeito” contou a atriz.