Eu Fiz Band – João Gabriel Fernandes de Lima

Publicado em 22/03/21

João Gabriel Fernandes de Lima ingressou no Band em 2007, no 7.o ano, e formou-se em 2011 no Colégio. Ele fazia parte do time de Basquete e da turma de Exatas, além de compor a turma de Inglês Avançado. João sempre teve maior interesse nas disciplinas de Matemática e Geografia.

Ele conta que, inicialmente, pretendia seguir a carreira de engenheiro, mas acabou optando por outro curso: “Como eu não gostava de Física e Química, eu comecei a pesquisar outros cursos. Durante esse processo, participei da Feira de Profissões do Band, na qual conheci o curso de Ciências Atuariais. A minha decisão foi baseada no meu gosto pelas disciplinas de Exatas e de Humanas, de modo que esse curso me permitia fundir essas duas áreas de conhecimento.”.

João iniciou sua graduação em Ciências Atuariais na FEA – USP. Por estudar a noite, ele participava de outras atividades, como o time de basquete da Faculdade e da entidade de Consultoria e Eventos (FEA Jr.). “A FEA incentiva muito seus alunos a trabalharem mais cedo, a participarem de entidades e realizarem atividades extracurriculares, por isso há bastante tempo livre.”, comenta.

Durante esse período, João começou a se interessar pelo mercado financeiro e iniciou seu primeiro estágio no 3.o ano de graduação, no Banco Santander, com duração de 7 meses. Lá, ele atuava na área de CIB (Corporate Investment Banking), fazendo a gestão de relacionamento do banco com os clientes “large corporate”, que seriam empresas grandes com maior faturamento. Antes disso, ele teve uma breve experiência profissional no 1.o ano de graduação, ao participar do International College Program, programa de intercâmbio com duração de 3 meses em Orlando, Flórida.

Depois de trabalhar no Santander, João começou a estagiar na empresa XP Investimentos, na área de Operações. “No Santander eu atuava na área comercial, e na XP era o oposto, uma vez que eu atuava na área de back office. Lá, eu era responsável por processar as transações que aconteciam na corretora.”, explica.

Nesse momento, João decidiu dar continuidade à sua formação acadêmica por meio de um mestrado na Europa. Com muito estudo e dedicação, ele passou no mestrado em Business na HEC Paris, uma das escolas mais renomadas da França e segundo lugar no ranking da Financial Times.  “Lá, temos a opção de interromper o mestrado para dedicar um ano ao que no Brasil equivale a estágios”, explica João. 

Durante o ano dedicado a experiências profissionais, ele fez dois estágios de 6 meses. O primeiro foi no banco de investimento ARC Capital, em Xangai. “Eu já havia visitado a China, falava chinês e tinha muito interesse no País, de modo que trabalhar lá sempre foi um grande sonho.”, destaca João. Seu segundo estágio foi na França, na área de financiamento estruturado na empresa Credit Agricole. 

Depois, entre setembro de 2019 e maio de 2020, João fez o segundo ano de mestrado, com especialização em Economia. Ao finalizá-lo, ele recebeu uma oferta para retornar à Credit Agricole no cargo de analista. “Estou trabalhando lá desde junho de 2020. Meu time é responsável por cuidar do financiamento estruturado e nossos principais clientes e tipos de transações são do setor de telecomunicações, muito beneficiado pela pandemia.”, comenta, o que permitiu que seu time contratasse mais funcionários e se expandisse. “Pode-se dizer que eu estava no lugar certo e na hora certa.”, afirma João.

Sobre o período que estudou no Band, João comenta que o time de basquete foi algo essencial para a sua formação: “Era como uma família, tanto que os meus amigos mantiveram-se até hoje. No Band, eu aprendi valores, disciplina, respeito, princípios. Recebi críticas quando eu merecia ser criticado, e elogios quando eu merecia ser reconhecido.”.

Temas relacionados:
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!