Eu Fiz Band – João Cheng Nunes e alunos da área de Arquitetura, Urbanismo e Design

Publicado em 11/04/22

Formado no Band em 2020, João Cheng Nunes, que participava do curso de Oficina da Arquitetura, está no 2.o ano da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Mackenzie (FAUM). No final do ano passado, ele fez uma apresentação para os alunos da 3.a série do Band interessados em ingressar na Faculdade, mostrando alguns dos trabalhos do ano, realizados, especialmente, em dois programas: SketchUp, em que se trabalha modelagem, e V-Ray, para renderização.

João ressalta a importância de haver momentos de tirar dúvidas e promover debates como esse, pois o conteúdo ajuda muito na parte prática, além de facilitar a tomada de decisão de entrar ou não no curso para quem está em dúvida. “Discussões e reflexões de estudos de sólidos e as possibilidades de representação tridimensional, como a maquete em modelagem 3D, desenvolvem nos alunos a compreensão e representação do espaço. Os estudantes praticam propostas de ambientes internos e externos, que, através de sua reprodução, habilitam o raciocínio espacial.”.

Ao final de cada atividade realizada na Faculdade, os trabalhos são discutidos em grupo, em termos de interpretação correta da proposta, organização espacial, proporção e escala, perspectiva, luz e sombra, textura e criatividade, como João explica. Ele também conta que as aulas de Oficina da Arquitetura que teve durante seus anos estudando no Band foram de grande ajuda, especialmente porque seu projeto de modelagem foi baseado em um trabalho que iniciara no curso. ”Um dos desenhos desenvolvidos no curso de Oficina da Arquitetura foi de grande inspiração para o desenvolvimento de um dos projetos da Faculdade, realizado no SketchUp, que é um dos softwares de modelagem digital mais utilizados no mercado.”.

O professor da Oficina da Arquitetura, Ivan Stancati, agradeceu ao estudante pelas apresentações, deixando claro como ele pode ter ajudado na tomada de decisão de vários de seus alunos. “A participação do João Cheng colaborou muito com a magnífica exposição de seus projetos desenvolvidos no 1.o ano da FAUM. Há de ser ressaltada, também, a importância desta interação entre alunos formados no Band que já estudam em faculdades e os que estão ingressando na área.”.

João Cheng Nunes

João não poupou elogios ao Band e evidenciou a importância da passagem pelo Colégio para sua trajetória. “A base que o Band oferece é extremamente forte, como já sabemos, mas o apoio que a Escola dá aos alunos é do mesmo nível. Ter passado pela Oficina da Arquitetura me ajudou a decidir que era isso o que eu queria para minha vida. O convívio com cada educador e com tantos perfis de pessoas diferentes também foram fundamentais para que me tornasse quem sou hoje!”.

#oficinadaarquitetura

Temas relacionados:
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!