Xadrez às cegas no Band

Publicado em 09/06/22

O professor de Xadrez Alvinho realizou uma atividade que deixou os alunos da iniciação do esporte impressionados. Ele jogou uma partida contra toda a sala, mas sem olhar para o tabuleiro e, ainda assim, conseguiu vencer! “Realmente é algo que chama muita atenção dos leigos. Para um profissional, para um mestre em xadrez, jogar uma partida às cegas não é algo tão complexo quanto parece.”, conta Alvinho.

Ele ressalta que muitos acreditam ser muito difícil saber como as peças estão dispostas no tabuleiro após um tempo, mas que isso não é tão incomum para um enxadrista profissional. “Passei minha vida inteira jogando xadrez, então é uma tarefa relativamente tranquila. Tem várias matérias na internet sobre “mindful chess”, que é xadrez às cegas, onde se pode ver eventos desse tipo.”

Alvinho lembra do atual campeão mundial da modalidade, Magnus Carlsen, que realizou, simultaneamente, seis partidas, contra seis jogadores, o que passa longe do recorde mundial. “Tem coisas mais complexas para se fazer, mas a garotada da iniciação gostou bastante do evento. A Daniela Godoi (professora de Educação Física), que trabalha comigo nessa aula, também achou legal. Queremos fazer algo no ginásio com mais gente para fazer um evento mais midiático.”.

Temas relacionados:
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de Educação Física e Esporte