Festa do Atleta: confira os detalhes do evento

Publicado em 30/11/20

Apresentada por um dos coordenadores de Educação Física e Esporte, Carlos Alberto De Simone, e pelos professores Paulo Godói e Daniela Coelho, a celebração da Festa do Atleta ocorreu dia 19 de novembro ao vivo pelo Youtube e já acumula mais de 2000 visualizações. O evento premiou os destaques do ano, fez homenagens a profissionais, exibiu uma retrospectiva de 2020 e vídeos compilados de cada esporte do Band durante o ano, realizou interações com os espectadores e muitas outras atrações.


A retrospectiva do ano relembrou o início da pandemia, que fez com que o Band fechasse as portas fisicamente, e o trabalho da equipe de Educação Física, que permaneceu realizando treinos de forma on-line nos mesmos horários dos presenciais, convidando diversos profissionais do Esporte para palestras e rodas de diálogos, trazendo desafios e atividades lúdicas para os atletas até suas famílias, além de promover diversas conquistas ao Band por meio de competições virtuais, que foram destacadas a seguir.


O primeiro destaque foi de Mariana Cadilhac, da 1.a série. A aluna foi campeã do InterBand 2020 on-line na modalidade de Xadrez pela plataforma Lichess, vencendo o 1.o lugar na categoria absoluta. O aluno Daniel Freire, da 2.a série, foi campeão do Play the Game NBA Basketball – PS4, competição de e-sports. Além disso, este ano, o Band também teve técnicos destaques da Liga de Esporte Escolar, sendo eles Cláudia Cris, de Voleibol, Paulo Godói, de Basquete, Thiago Haddad, de Futsal, e Felipe Dutra, também de futsal.


O Hall da Fama de Esporte Antônio Carlos de Salles Aguiar existe no Band desde 2011 e tem como objetivo homenagear grandes personalidades esportivas que passaram pelo Band e deixaram sua marca no Colégio. Este ano, o professor João Meinberg foi selecionado para receber essa honra. “Ele está há mais de 40 anos conosco e foi muito importante para evolução do Esporte no Band”, comenta De Simone.


Em seguida, foram feitas as homenagens aos 9.os anos, premiando os destaques feminino e masculino de Futsal, Basquete, Handebol e Voleibol. Posteriormente, foi a vez dos atletas da 3.a série. “Nós enaltecemos o fato desses alunos conseguirem conciliar o ano acadêmico com a atividade esportiva. A maior parte dos alunos do 3.o estão praticando esportes desde que entraram no Colégio, alguns desde o 6.o ano”, explica o coordenador.


Depois, foi feita a homenagem ao Departamento de Tecnologia, denominado Estação Digital. Para isso, vários membros da comunidade gravaram mensagens para esses profissionais, alguns de seus representantes foram convidados, como o Diretor de Tecnologia, Emerson Bento Pereira, para dizer algumas palavras e foi exibido um compilado com os dados registrados neste ano acadêmico virtual, como o número de encontros no Zoom, de avaliações on-line, de visualizações, entre outros.


Por fim, foi realizada a premiação a todos os atletas destaque por categoria, do pré-mirim, mirim, infantil e do juvenil de cada esporte (Basquete, Futsal, Vôlei, Xadrez, Handebol).

Sobre o evento, De Simone compartilha suas impressões: “Eu achei muito legal. Conseguimos fazer coisas que, presencialmente, não seria possível, como um Hall da Fama mais extenso, uma homenagem à estação digital, além da apresentação compartilhada entre mim, o Paulo e a Dani, já que presencialmente era somente eu.”.


A professora Daniela Coelho comenta: “A abertura do evento já prometia que a festa seria descontraída do começo ao fim e foi justamente isso que eu mais gostei. O clima foi assim durante todo o evento, principalmente quando interagíamos com os atletas que estavam no Zoom, a alegria era contagiante. Foi muito prazeroso apresentar ao lado do De Simone e do Paulo, que possuem muita desenvoltura para falar, eu aprendi muito com eles e me diverti também. Fiquei muito emocionada em homenagear o Meinberg, pois o reconhecimento com a pessoa trabalhando todo dia ao seu lado é ainda mais profundo.”.


O aluno da 3.a série Breno Castro, que coordena a produtora Digital Vision e ficou responsável por parte dos bastidores da transmissão, comenta: “Foi um grande desafio transferir um evento tão tradicional, que tem todo ano no Colégio, para o on-line, mas também foi muito divertido. Nosso objetivo foi levar a melhor experiência a todos que estavam assistindo, por isso fizemos, além da transmissão no youtube, um Zoom simultâneo com os atletas, permitindo uma interação maior, como uma plateia virtual, tentando resgatar a essência do evento presencial.”.

Breno também foi destaque na modalidade de Voleibol. “Fiquei muito feliz de ganhar esse destaque, pois eu não esperava. Mesmo durante esse ano tão atípico, em que os esportes no Band tiveram de migrar para nossas casas, foi muito legal participar dessa premiação e encerrar esse ciclo de esporte no Colégio.”, comenta. 

A aluna da 1.a série Mariana Cadilhac conta: “Fiquei muito impressionada com a festa, porque, com a pandemia, era uma dúvida se ela iria acontecer, ainda mais com essa qualidade! O modo como foi feito, em chamada, todos juntos, conseguiu resgatar a empolgação do presencial, principalmente na hora dos destaques, que deixou tudo mais especial. Quanto ao xadrez, é um esporte que foi privilegiado durante o isolamento, pois a prática dele continuou quase a mesma, só que de forma on-line, embora o ritmo de jogo tenha mudado muito, para um estilo mais rápido.”. 

Confira todo o evento no vídeo abaixo:

Temas relacionados:
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!