100% online: Tecnologia Educacional

Publicado em 30/03/20

Neste momento em que o Band migrou totalmente para as plataformas digitais, a equipe de Tecnologia Educacional está proporcionando a estrutura necessária para que os professores ministrem as aulas a distância.


O Bandeirantes já é um Colégio referência mundial em uso de tecnologia, sendo uma Apple Distinguished School e uma Microsoft Showcase School. Desde 2014, o Colégio se mobiliza para fazer o melhor uso possível das tecnologias digitais disponíveis, oferecendo tablets para professores, disponibilizando apostilas digitais para os alunos e, inclusive, tendo provas corrigidas com recursos digitais. Deste modo, com a Cultura Digital já presente no cotidiano escolar, restou ao Band fazer tudo isso funcionar fora do prédio da escola.

“A tecnologia tem que vir para ajudar, não para trazer mais um problema”, afirma Emerson Pereira, Diretor de Tecnologia Educacional do Band. Tendo isso em vista, sua equipe considerou que, neste momento de aula on-line, o melhor a fazer seria usar as ferramentas já conhecidas pelos alunos, professores e funcionários, facilitando o processo de adaptação de todos.

Assim, já foram disponibilizadas no Moodle mais de 600 videoaulas, além de plantões de dúvida ao vivo, exercícios, conteúdos da apostila digital que os alunos devem ler e fóruns em cada disciplina. Em todos os dias desde a suspensão das aulas, o Moodle contou com mais de 98% dos alunos presentes, acessando aos conteúdos on-line. Além disso, outros setores do Colégio, como a biblioteca, a secretaria e as coordenadorias, também conseguem trabalhar de maneira remota, já que a equipe de Tecnologia Educacional garantiu que eles teriam notebooks e acesso à internet para realizar suas atividades.

Uma pesquisa feita com os alunos irá ajudar a entender a necessidade deles e será fundamental para priorizar o desenvolvimento de novas soluções.

Para que o Band possa funcionar perfeitamente nesse período, a equipe de Tecnologia também garante suporte on-line, caso as máquinas de alunos e colaboradores tenham algum problema. “A equipe de professores e a equipe de tecnologia estão trabalhando juntas para melhorar a experiência de ensino on-line de nossos alunos”, conclui Emerson.

Temas relacionados:
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de Educador digital