Conheça o Hugo – a mais nova ferramenta de acessibilidade e inclusão do Band

Publicado em 06/08/21

Seguindo a cultura de inclusão que cresce cada vez mais no Band, uma ferramenta muito importante para aumentar a acessibilidade para pessoas surdas foi introduzida no site do Colégio. Trata-se do Hugo, que traduz os textos do site para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

A especialista em programas de inclusão para pessoas com deficiência e idealizadora e fundadora da consultoria Talento Incluir, Carolina Ignarra, conta que Libras, apesar de muitos acreditarem ser uma linguagem, é, na verdade, uma língua e há pessoas surdas que a têm como língua materna. Ela explica que “handtalk” é uma ferramenta muito necessária, que, de forma simples e eficiente, faz com que as mensagens sejam entendidas por essas pessoas. Carolina ainda aborda a importância de sua utilização em textos, sanando uma das dúvidas mais comuns sobre a comunicação com pessoas surdas. “Pessoas surdas, que foram alfabetizadas em Libras, não necessariamente conseguem fazer a leitura da língua portuguesa, pois Libras tem outra estruturação gramatical. Em português, dizemos: “aquela menina é muito bonita”, o que, em sinais, fica: “menina bonita”, e o “muito” vem na expressão facial.”.

O gerente de TI do Band, Alexandre Cury, conta que programar o Hugo não foi um grande desafio. “A tecnologia da “handtalk” é extremamente simples de implementar e configurar, não demandando nenhuma customização na plataforma ou site.”. Ele também explica que as configurações demandaram pouco mais de dois dias para atender a toda a estrutura do site do Colégio.

Carolina, que é cadeirante, utiliza-se de sua própria deficiência como comparação para demonstrar o quão importante é a nova medida de acessibilidade incluída no site do Band. “Não oferecer Libras para pessoas surdas alfabetizadas em sinais é como tirar minha cadeira de rodas. Fico totalmente incapaz de me locomover. Para que os textos do site sejam entendidos por alguns usuários surdos, precisamos de acessibilidade. “Handtalk” é uma ótima opção.”.

Temas relacionados: ,
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!