Cidadania Digital

Publicado em 08/05/23

O conceito de Cidadania Digital refere-se às normas de uso seguro, responsável e respeitoso da tecnologia. Nos dias atuais, o desenvolvimento de habilidades de cidadania digital tornou-se essencial para os alunos do Século XXI, que utilizam as mídias eletrônicas para explorar, conectar, criar e transformar a maneira como aprendem e interagem no mundo virtual.

Embora as oportunidades sejam extraordinárias, é inegável a importância de preparar os alunos para pensarem criticamente, comportarem-se com segurança e conviverem com responsabilidade e respeito nesse ambiente virtual. Com isso em mente, a Orientadora Educacional do 6.o ano do Ensino Fundamental, Lúcia Costa, e a coordenadora de Tecnologia Educacional, Sílvia Vampré, formaram uma parceria, idealizando e desenvolvendo o programa Cidadania Digital. 

O programa, por meio de atividades lúdicas, propõe a abordagem de temas relevantes para a conscientização do aluno sobre seu papel de cidadão digital, bem como seus direitos e responsabilidades. O objetivo é incentivar reflexões e criar oportunidades para desenvolver e ampliar habilidades sociomorais e socioemocionais também no âmbito virtual. 

 

Os alunos criaram um pôster destacando comportamentos on-line desejáveis, incluindo cuidados com a segurança e privacidade, respeito e empatia e autocuidado e saúde. Os trabalhos foram reunidos em um jogo da memória on-line, permitindo o compartilhamento de ideias e a ampliação de perspectivas. Em seguida, os estudantes discutiram o papel dos Influenciadores Digitais, explorando os impactos positivos e negativos. Essa reflexão foi tema para a atividade de aprendizagem do aplicativo PowerPoint.

Todas as orientações e atividades propostas neste programa são publicadas no Moodle, no curso da Estação Digital > EFII – 6º ano. Que nossos alunos sigam on-line, mas com conhecimento e conscientização nos princípios de proteção, educação, respeito e bem-estar. 

 

Temas relacionados:
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!