Trabalho voluntário: começaram os projetos de 2019

Publicado em 03/05/19

O trabalho voluntário já é uma realidade no Band há mais de 20 anos. Quando poucas pessoas viam a importância dessas ações, o Colégio já tinha e comandava projetos na área. As atividades para esse ano já foram definidas e, felizmente, houve um grande número de alunos interessados nas propostas de 2019.


Serão quatro frentes de trabalho: o Comitê Juvenil do Instituto da Criança e do Adolescente do Hospital das Clínicas, os Teen Teachers, o Projeto Escola Voluntária da ONG VIDAS e as Oficinas de Ideias. As primeiras três iniciativas são destinadas apenas aos alunos do Ensino Médio. A primeira trata do desenvolvimento de atividades de recreação com crianças e adolescentes internados no HC. A segunda é um projeto que leva alunos do Band a dar aula de inglês semanais para estudantes do ISMART. Já na terceira, os interessados serão cuidadores de crianças especiais.


As novidades de 2019 são as Oficinas de Ideias, que contarão com a presença dos estudantes do 9.o ano do Ensino Fundamental. Os alunos inscritos para o projeto serão acompanhados por 10 estudantes do Ensino Médio, dois professores e duas orientadoras educacionais. Eles irão desenvolver ações voluntárias e ações sustentáveis para melhorar a qualidade das relações entre as pessoas, tanto no Colégio quanto fora dele. A ideia, esse ano, era incluir o 9.o ano nos projetos, pois muitos alunos estavam interessados e querendo fazer o trabalho voluntário. “É muito motivador ver tantos jovens querendo participar dos projetos. O trabalho voluntário está na minha vida há 9 anos e, para mim, é um privilégio poder ajudá-los nas atividades. ”, contou Patricia Goloni, professora de Inglês do Band e responsável pelo trabalho voluntário no Colégio.


“Tenho me surpreendido muito com o trabalho realizado na ONG VIDAS e na Oficina de Ideias. As pessoas envolvidas, tanto os organizadores, quanto os participantes, tem se mostrado muito entusiasmados em fazer um bom trabalho e tornar os encontros mais leves! ”, contou Clara Pimentel, aluna da 2.a série do Ensino Médio.


​Com os projetos, os alunos podem aprender, evoluir e mudar seus olhares para o mundo. Existe uma seriedade e importância fundamental que é dada ao outro. “É uma honra e um prazer poder desenvolver tantos projetos assim aqui no Band. Essas experiências são muito importantes para os alunos e, no ano de 2020, teremos o desafio de encontrar mais frentes de trabalho voluntário para atender a demanda. Mas esse é, sem dúvida, um desafio muito bom. ”, concluiu Patricia.

Temas relacionados: , ,
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de Convivência