Parceria entre escola e família

Publicado em 15/05/23

Considerando que aprendizagem traz grandes conquistas, mas também alguns desafios, o Band sempre busca estabelecer uma parceria com as famílias para auxiliar os alunos da melhor maneira possível no desenvolvimento de habilidades e estratégias para atingir bons resultados. 

No início do ano, é promovida uma reunião de orientações gerais para os responsáveis e, durante o período letivo, as orientadoras de cada ano acompanham o desenvolvimento acadêmico dos estudantes e se disponibilizam, também, para conversar individualmente com os pais e alunos que tiverem interesse, auxiliando na elaboração de um planejamento estratégico de rotina de estudos.

No 6.o ano do Ensino Fundamental, existe uma preocupação relacionada ao período de adaptação às diversas mudanças que ocorrem por conta da transição entre o Fund I e o Fund II. A orientadora do 6.o ano, Lúcia Costa, conta que há momentos diferenciados para os alunos do ano, desde a primeira semana de aula, para que o novo ciclo se inicie da melhor maneira possível e os desafios sejam superados, mas que todos os anos podem contar com o apoio de nossa equipe.

Os pais são convidados a, caso sintam necessidade, agendarem um horário com a orientadora da série de seu filho para, juntos, criarem uma estratégia personalizada para o estudante, como explica Lúcia. “A elaboração de um planejamento de estudos é algo muito particular para cada aluno, pois entendemos que cada um tem um perfil. Alguns apresentam maior disponibilidade de horário e melhor nível de concentração no período da noite, outros pela manhã, por exemplo. Depende muito da rotina e das características de cada estudante.”.

Lúcia ressalta o papel cumprido pelos professores no auxílio aos estudantes além das aulas. “Eles estão sempre atentos aos alunos que apresentam dificuldades e, quando é o caso, recomendam que os pais sejam chamados para entender o que pode estar causando isso. Se é dificuldade no estudo ou se tem alguma questão pessoal a qual devemos dar atenção.”. Os responsáveis por quem tem desempenho abaixo do esperado nas provas também são convidados para planejar uma estratégia que ajude a recuperar conteúdo e melhorar o desempenho acadêmico no período seguinte.

Nossos alunos também têm um espaço para falar sobre o que estão sentindo em relação às provas nas aulas de Convivência Positiva. Eles recebem todas as orientações e, se quiserem, contam sobre suas preocupações e emoções. As orientadoras de cada ano participam das aulas sobre o tema e estão sempre disponíveis para conversar com os estudantes e ajudá-los a identificar comportamentos que ajudam ou que não colaboram com os estudos.

Lúcia Costa acredita que “Estudar é uma tarefa que necessita de rotina, disciplina e uma boa quantidade de bons pensamentos, por isso, a forma como são feitas as atribuições às conquistas ou falhas no estudo são tão importantes para desenvolver motivação e bem-estar”.

Temas relacionados:
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de Convivência

Newsletter do BandAntirracismo

Publicado em 20/03/24

WEEKCARE

Publicado em 05/03/24

Newsletter do BandAntirracismo

Publicado em 28/02/24