Oficina de Fotografia: Confira as produções de dois alunos

Publicado em 26/10/20

Na programação da Oficina de Fotografia, os alunos estudam técnicas fotográficas e se utilizam delas para fazerem uma introspecção. O resultado disso são atividades recheadas de boas descobertas, de força e de empenho. O professor Waldir Hernandes, responsável pela Oficina, esclarece: “As atividades que propomos na Oficina reforçam a possibilidade de repensarmos nos modelos que nos acompanham durante a vida, nossas inspirações familiares, sociais, culturais, as inspirações dos mais próximos ou daqueles que conhecemos por uma imagem, por uma obra, por um livro.”.

Felipe Yoon, aluno da Oficina, comenta a respeito de uma imagem produzida por ele. “Ela representa a felicidade pela expressão do rosto do menino, que está sorrindo. Eu quis brincar com formas geométricas e fotos da infância. Coloquei a foto numa caixa e fotografei”. Ele acrescenta, ainda: “Esse sou eu, olhando para mim mesmo, quando era criança. Estou revisitando minha infância.”.


Para produzir esta outra imagem, Felipe utiliza um jogo de espelhos. Ele explica que cada parte da imagem refletida no espelho é um determinado período de sua vida:  “Consigo olhar esse todo, a vida inteira, por meio de uma foto”, conta.


De acordo com Felipe, é muito interessante participar da Oficina de Fotografia porque ela engloba várias atividades que visam o estímulo da aprendizagem da fotografia. “Eu acho que a Oficina se adaptou muito bem ao ambiente virtual e continua com seus objetivos bem claros.Estou resgatando minha infância por meio da produção de imagens e assim consigo me conhecer mais através das fotos. Estou fotografando minha infância. Gostaria de ser monitor no ano que vem.”, comenta.
 

Outra iniciativa a ser destacada é a da aluna Victória Obeid, que utiliza técnicas da Oficina de Fotografia para produzir imagens sobre as ações da Equipe de Ajuda do Band. Ela possui vários bonecos em vitrines, instaladas nas paredes do seu quarto, e foi daí que surgiu a ideia de utilizar os bonecos para a montagem de cenas estudadas pela Equipe de Ajuda, da qual Victória faz parte. 


Dessa forma, técnicas estudadas na Oficina de Fotografia são utilizadas para produção de imagens sobre bullying, convivência positiva, exclusão, inclusão e as ações que a Equipe de Ajuda desenvolve no Colégio. “Essas são situações da nossa rotina e que podem ser reveladas por meio de cenas utilizando bonecos e técnicas da fotografia” comenta Victória, que colabora ativamente com os trabalhos da Equipe.


Victória conta, ainda, que gostou do desafio de fotografar situações discutidas na Equipe de Ajuda: “As minhas imagens têm a intenção de levar as pessoas a refletirem a respeito da convivência e seus desafios, como o bullying e a exclusão. Ao analisar as imagens, é possível identificar os elementos que fazem parte do bullying, que são o agressor, plateia e vítima. Penso que algumas pessoas que provocam ou que excluem os outros podem não ter consciência das consequências das suas ações. Ao verem minhas imagens, elas podem identificar esses atos, refletindo a respeito deles, o que pode levar à mudança de atitudes. A ideia é desenvolver a convivência positiva.”.

Temas relacionados:
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!