O Band do futuro: Projeto de expansão do Colégio

Publicado em 10/12/19

O Colégio Bandeirantes recebeu o arquiteto e sócio-diretor da Aflalo & Gasperini Arquitetos, José Luiz Lemos da Silva, e a arquiteta da equipe de estudo de viabilidade, Marcela Carone, para uma grande palestra. Eles puderam contar um pouco mais para os alunos sobre o projeto de expansão do Band, dentro de uma visão do seu conceito arquitetônico.


“O Band foi contemplado pela nova legislação de zoneamento e código de obras, por estar numa ZEU, que é uma zona de estruturação urbana, permitindo um maior coeficiente da área construída em relação à área do terreno. A partir daí, foi elaborado um master plan, dentro das possibilidades que o Band poderia construir em função da nova legislação”, contou José Luiz.


O projeto contempla a construção de três novos blocos. A primeira fase, com previsão de início de execução em 2020 e término em meados de 2021, é composta por uma torre de 10 andares, dois subsolos e uma quadra no 11.o pavimento. No futuro, os três blocos serão conectados no nível do 5º andar, em um pátio intermediário, que terá como área de passagem e comunicação o bloco original do Band

Todos estes blocos integrados terão na sua fachada o conceito de uma “marca registrada” do Band – os tijolinhos – apresentando nas fachadas brises de concreto ductal e placas de concreto de alto desempenho na tonalidade dos tijolos.

“A equipe desenvolveu desde os anteprojetos, as plantas de prefeitura até os projetos executivos se valendo da tecnologia BIM (Building Information Modeling). Os prédios todos de estrutura metálica, ganharão mobilidade e espaço no canteiro de obras, não causando impacto no ambiente por sua montagem rápida no local.

Estudos de conforto térmico avaliam o tipo de brise que vai se adequar ao tipo de ocupação das salas.”, explicou Marcela Carone.

O professor de Linguagem Arquitetônica do Band, Ivan Stancati, acompanhou o evento e demonstra sua animação com o projeto. “Que venham estes espaços verticalizados maravilhosos e integrados por passarelas e pátios expandidos, em que as disciplinas se integram em um movimento interdisciplinar. É este universo compartilhado em um novo espaço físico, que faz cidadãos vencedores, capacitados para transformar a história”.

Temas relacionados: , ,
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!