IntegraBand: 8.os e 9.os anos participam de várias dinâmicas elaboradas pela Equipe de Ajuda

Publicado em 05/02/21

A recepção aos alunos novos dos 8.os e 9.os anos se deu por meio do IntegraBand, evento que, este ano, ocorreu de forma remota. Para os 8.os anos, a recepção ocorreu na quinta-feira, 28/01, enquanto para os 9.os foi na sexta-feira, dia 29. A atividade foi planejada pelos alunos da Equipe de Ajuda, em parceria com a Orientação Educacional e a equipe de Tecnologia, e contou com aproximadamente 160 acessos.


“Os alunos pensaram em estratégias para que pudéssemos receber os alunos novos, acolhê-los e tirar as dúvidas deles de forma remota. Então, criamos dinâmicas que promovessem a apresentação do Colégio, sem que nenhum aluno se sentisse constrangido ou pressionado, considerando que havia pessoas mais introvertidas e outras mais extrovertidas”, conta Marina Schwarz, Orientadora Educacional.


A Orientadora comenta, ainda, que a adaptação ao modo remoto demandou bastante criatividade e dedicação: “No presencial, a gente pode observar como os alunos estão, se eles estão se engajando nas atividades, toda uma interação que tentamos reproduzir virtualmente. Pensando nisso, nós convidamos todos os alunos a ficarem com a câmera aberta, buscamos ouvi-los, fazer dinâmicas que nos permitisse ter essa aproximação.”.


“Nós consideramos essencial realizar essa recepção, mesmo que de forma remota, porque é muito importante que os alunos tenham esse primeiro contato entre si e com o Band antes do início oficial das aulas.”.

As dinâmicas feitas no IntegraBand para os 8.os anos foram diferentes das dos 9.os anos, e todas elas foram pensadas pelos próprios alunos da Equipe de Ajuda. Sobre isso, Marina afirma: “Durante as férias, eles [alunos da Equipe] pensaram em diversas formas que gerassem um clima de descontração e diversão para receber esses novos alunos. A nossa atenção foi direcionada para que todos se sentissem confortáveis, respeitando a diversidade presente entre os alunos e permitindo que eles tivessem uma boa interação.”. 

“Tivemos uma grande dedicação por parte da Equipe de Ajuda. Foram muitas horas de trabalho para que todos fossem recebidos da melhor forma possível, com carinho, atenção e cuidado. Também buscamos evidenciar o quanto a Convivência é um valor importante no Band e que estamos sempre disponíveis para ajudá-los, seja a equipe Pedagógica, a de Orientação Educacional ou até os próprios alunos. Nós queremos espalhar essa cultura que se importa com a Convivência e com o bem-estar de todos no ambiente escolar e convidar os alunos a também entrarem com esse cuidado”, finaliza a Orientadora.

A aluna Ana Clara Lima, do 9.o ano, conta: “Eu tive a ideia de fazer um IntegraBand virtual junto com uma amiga e então chamamos oito alunos para ajudarem a gente. Nós fizemos toda programação em três dias de muito trabalho durante as férias e passamos para a Orientação, que aprovou. Foi bastante corrido e trabalhoso, mas os resultados foram incríveis. Recebemos um retorno muito positivo dos alunos novos e conseguimos atingir todos os nossos objetivos. Ainda mais nesse ano, foi muito importante ter feito essa integração para acolher esses alunos novos.”.

Temas relacionados:
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!