Equipe de Ajuda: atividades do 1.o bimestre

Publicado em 20/04/21

A Equipe de Ajuda é composta por alunos dos 8.os e 9.os anos que se reúnem toda semana para pensar em ações que têm como objetivo promover a convivência positiva na escola. Durante o primeiro bimestre, o grupo realizou uma série de atividades para toda a comunidade Band.


A primeira atividade do ano foi o
IntegraBand, um evento organizado para receber os alunos novos dos 8.os e 9.os anos, que teve mais de 200 participantes. “Os estudantes deram um feedback muito positivo dessa recepção, afirmando que a presença dos alunos e orientadores do Colégio lhes deu uma sensação de maior segurança para os primeiros dias de aula.”, conta Marina Schwarz, Orientadora Educacional. Para esse evento, a Equipe, além de pensar em diferentes dinâmicas que favorecessem a acolhida e a integração dos alunos novos, produziu um vídeo de dicas do Band e escreveu um manual do aluno novo, considerando o momento da pandemia.


A Equipe de Ajuda também participou do
CaçaBand, organizado pela equipe de Educação Física, para a recepção dos alunos novos dos 6.os e 7.os anos. Nesse evento, a Equipe gravou um vídeo em que se apresentou para os alunos e deu-lhes as boas-vindas.


Fora do Band, a Equipe de Ajuda também marcou presença. “Tivemos um Webinário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia, no qual duas alunas da Equipe representaram o Band e contaram para os pesquisadores da pós-graduação todo o trabalho que é feito no Colégio.”, conta Marina. Outro evento foi uma aula de Licenciatura da Química na faculdade UNESP, em que duas alunas também foram selecionadas para apresentar o trabalho feito dentro do Band.

Um ponto importante a ser citado são as redes sociais. “Acredito que a principal diferença entre 2020 e 2021 é a forma como o Instagram tem sido conduzido, já que buscamos trazer postagens mais interativas e, a partir das respostas dos alunos, conversar com nosso público. Por exemplo, fizemos uma enquete de como foi a semana. Se um aluno respondesse um emoji triste, nós entrávamos em contato pelo chat.”, explica Marina.

Também foi feito um levantamento pelo Instagram de quais alunos estavam frequentando o Band presencialmente logo que a escola reabriu. “Para muitos, o fato de não poder ir à escola foi difícil e, quando abrimos esse espaço de diálogo, alguns alunos puderam compartilhar seus desafios com os membros da Equipe de Ajuda”, comenta a Orientadora. Em relação a essa nova forma de administrar o Instagram, também foram recebidos feedbacks positivos de alunos.

Outra atividade promovida pela Equipe de Ajuda em 2021 foi a parceria com o ARPEI, grupo de alunos que produzem conteúdos acadêmicos para outros alunos. Sobre isso, Marina conta: “Muitos alunos do ARPEI são membros da Equipe e, por isso, tivemos a ideia de fazer postagens que estivessem ligadas aos desafios acadêmicos. Os alunos do ARPEI gravaram vídeos com dicas de estudos e de organização e nós compartilhamos no nosso Instagram.”.


Além disso, a Equipe promoveu um bate-papo com os alunos do projeto ISMART, realizando um encontro com o CP1, alunos que estão no 8o ano, e com o CP2, alunos que estão no 9.o ano, convidando-os também a entrarem na Equipe de Ajuda. 


Por conta da pandemia, os alunos dos 6.os e 7.os anos não poderão integrar a Equipe de Ajuda, já que um dos fundamentos da formação da Equipe é que os alunos precisam ser eleitos pela turma. Sobre isso, Marina afirma: “Como os alunos não se conhecem tão bem, entendemos que, neste momento, não seria adequado propor uma eleição nas turmas novas. Pensando nisso, estamos organizando o projeto dos Grupos de Apoio, que iniciará os trabalhos no segundo bimestre.”. Os detalhes do Grupo de Apoio serão aprofundados no site do Colégio conforme o projeto for posto em prática.

Outra atividade empreendida pela Equipe foi um bate-papo entre os professores e alunos do 9.o ano. “Os alunos sentiam muita falta de uma interação informal com os professores, típica do ambiente escolar, em encontros ocasionais nos corredores ou nos minutos antes da aula começar. A partir dessa falta, surgiu a ideia de fazer um Zoom convidando todos os alunos e professores do 9.o ano, em que a Equipe de Ajuda organizou a dinâmica elaborando perguntas e organizando essas trocas. Os participantes gostaram muito desse momento, de modo que foi até difícil encerrá-lo, já que todos estavam muito envolvidos.”, comenta Marina.

Uma atividade importante a ser citada é a formação dos membros da equipe. Todo bimestre, os alunos passam por uma formação adicional às reuniões semanais ou quinzenais de acompanhamento em que é feito um mapeamento das questões a serem tratadas. A reunião de formação vem com o objetivo de estudar, avaliar técnicas, ouvir profissionais de fora do Band. Marina conta: “O encontro desse bimestre foi importante para refletir sobre como estão os alunos da Equipe, já que quem cuida também precisa ser cuidado.”.


A Equipe de Ajuda também promoveu uma conversa sobre as provas. A ideia era mostrar para os alunos novos dos 8.os e 9.os como são as provas do Band, sanar as dúvidas e trocar experiências de estudo, além de acolher e acalmar esses estudantes. Os encontros ocorreram antes da véspera de provas para que houvesse um tempo de preparação e organização. Para os alunos do 8.o, foi feito um Kahoot um pouco mais descontraído e, para os de 9.o, foi um PowerPoint mais expositivo.

Também foi iniciado um novo projeto, o “De Fora Para Dentro”, cuja ideia é mostrar atividades que as pessoas da comunidade Band fazem fora do Band. Toda terça-feira, há um novo post no Instagram contando a respeito de algum membro da comunidade, seja aluno, professor ou funcionário. “A ideia é inspirar as pessoas a buscarem coisas que elas gostem de fazer e também promover uma aproximação e uma relação mais humanizada entre as pessoas da comunidade.”, conta Marina.

Outro projeto criado pela Equipe foi o Inspira, previamente divulgado pelo SHARE, que surgiu com o propósito de motivar as pessoas que, em meio à pandemia, têm se sentido desmotivadas. “Pensamos em ouvir pessoas da comunidade e entender “o que faz brilharem os olhos dessas pessoas?” “O que as inspira?” No primeiro bimestre, já foram feitas duas entrevistas e a ideia é continuar promovendo esses diálogos até o fim do ano.”, comenta a Orientadora.

Por fim, vale destacar as atividades de meditação, que aconteceram concomitantemente à semana de provas. “Isso partiu de uma conversa com os próprios alunos da Equipe, que trouxeram a meditação como estratégia para acalmar em meio ao período avaliativo. Fizemos dois encontros no Zoom de meditação guiada com a professora Carla Gennari de Educação Física, gravamos e publicamos vídeos para aqueles que desejassem assistir em outros momentos”, finaliza Marina.

A aluna Julia Soarez, do 9.o ano, afirma: “Acho que fizemos um ótimo trabalho à distância e, como alguém que entrou na Equipe basicamente no meio da pandemia, tem sido uma experiência divertida adaptar atividades e campanhas criadas no contexto presencial e também pensar em novas dinâmicas. O uso do Instagram da EA foi essencial durante esses primeiros meses, já que foi nosso maior contato com os alunos. Foram feitos muitos projetos e todos tiveram resultados positivos! Um dos mais importantes, na minha opinião, que também era o ‘mais simples’, foi mandar mensagens individuais para os nossos colegas desejando uma boa semana ou apenas verificando se estavam bem. É algo tão pequeno, mas tão significativo ao mesmo tempo!”.

Vale destacar que a Equipe de Ajuda tem uma pasta no Moodle para  que os alunos e membros da comunidade Band que não têm Instagram possam acompanhar os conteúdos disponibilizados pelo projeto.

Temas relacionados:
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!