Encontro com a Doutora Luciene Tognetta: acolhimento e “respiro”.

Publicado em 23/05/22

Nos dias 2 e 3 de maio, foram realizados dois encontros com a Dra. Luciene Tognetta para professores do Band, com o tema “Um tempo para mim, um tempo para você, um tempo para… nós”. Os professores compartilharam seus sentimentos em relação aos desafios da volta às aulas presenciais depois de um trimestre de trabalho. Eles conversaram sobre suas expectativas para o tão esperado reencontro com alunos e colegas e sobre as dificuldades enfrentadas no retorno à rotina de ensino presencial. Durante o evento, cada educador pôde exercitar a escuta ativa, a empatia e o acolhimento.


“A sensação é de estar entre o espanto e a ternura. O desafio é restaurar laços que foram perdidos e se deparar com a retração que os dois anos de afastamento representam. Parece que precisamos recompor a escola.”, comentou o professor Ortega, de Física. A coordenadora Mariana Lorenzin, de Ciências, STEM e STEAM, refletiu sobre a união entre estudantes, educadores e famílias. “A vulnerabilidade nos aproxima e aumenta a empatia. Com gentileza, devemos organizar nossos pensamentos, ler diferentes cenários. É preciso cuidar de si mesmo para cuidar do outro!”.


A Dra. Luciene apresentou dados de pesquisa sobre os impactos da pandemia na saúde mental de professores e alunos e, assim, ampliou-se a perspectiva sobre esse momento histórico tão específico. Foi feita uma reflexão sobre a importância de reconhecermos os nossos sentimentos, conversar sobre as emoções e escutar com empatia, além de sermos tolerantes com nossas dificuldades e de acolhermos uns aos outros.


Para finalizar, os professores tomaram um chá de “
Clitoria ternatea” – chá azul que representa o aconchego, o “carinho quente”. Durante o tempo dedicado ao chá, os professores conversaram sobre a importância de se criar espaços de troca e união e de se permitir fazer pausas diante de uma rotina repleta de compromissos, criar momentos de descanso e espaços de respiro. Por fim, todos foram convidados a adicionar gotas de limão ao seu chá. Quando em contato com suco de limão, o chá muda de cor, transforma-se, assim como ocorre com cada um de nós quando nos conectamos verdadeiramente com o outro.

Temas relacionados:
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de Convivência