Digite o que deseja buscar no campo acima e clique na lupa para encontrar
12 resultados encontrados para "termo buscado”
13/01/2024

Convivência positiva no Fundamental I

Convivência

Convivência Positiva no Fundamental I

Nas turmas de Ensino Fundamental I (1.os a 5.os anos), as aulas de Convivência Positiva tem duração de 40 minutos e ocorrem semanalmente, em espaços adequados à realização das atividades propostas. Os conteúdos são desenvolvidos por meio de material próprio, desenvolvido pela equipe de Convivência, e as estratégias incluem jogos, filmes, reflexões, discussões e diversas dinâmicas interativas. Professores polivalentes ministram o curso de Convivência Positiva e, para isso, passam por diferentes processos de formação, desde reuniões de equipe com essa finalidade até participação em cursos e seminários. A Orientadora Educacional do Fundamental I acompanha o trabalho desenvolvido pelos professores polivalentes. Trata-se de uma disciplina para a qual não se atribui conceitos ou notas; as faltas são registradas.

1º ano

“Mar à vista” é o tema das aulas para os 1.os anos. Os alunos navegam por um mar de emoções, simbolicamente! Durante o percurso, descobrem a importância de cada emoção e aprendem a lidar com elas de um jeito muito lúdico. Como um marinheiro, que precisa conhecer bem seu navio para poder desbravar os diferentes tipos de mares, os alunos são convidados a realizar uma viagem de autoconhecimento e de muitas aventuras.

2º ano

Com o tema “Os mistérios do jardim”, os alunos de 2.os anos transformam-se metaforicamente, em jardineiros. Ao longo do percurso, eles são convidados a se aproximar e conhecer alguns jardins, aprendem a cultivar e a cuidar do jardim pessoal e coletivo e a desenvolver bons pensamentos, comunicação assertiva e estratégias que favorecem o florescer do jardim da Convivência Positiva.

3º ano

Olhar por diversas janelas, descobrir paisagens, entender o que nos faz abrir ou fechar uma janela, perceber pontos de vista diferentes, compreender que a forma como enxergamos as coisas pode ajudar ou não nas relações com as outras pessoas, são alguns dos aprendizados das aulas de Convivência Positiva dos 3.os anos, com o tema “Minha janela, sua janela”.

4º ano

Com o tema “Caminhos e caminhada”, os alunos dos 4.os anos são convidados a percorrer diversos percursos a fim de reconhecer e desenvolver habilidades de convivência, importantes ferramentas para carregar na mochila da vida.  Nessa caminhada, aprendem a fazer escolhas, ampliam forças pessoais e concluem que caminhar junto pode ser mais rico do que caminhar sozinho e que o respeito aos momentos individuais e coletivos são essenciais.

5º ano

Ao longo do 5.o ano, período que encerra a primeira etapa do Ensino Fundamental, os alunos abrem e fecham portas, simbolicamente! Com o tema “Se eu abrir essa porta…” enfrentam desafios, reconhecem suas forças pessoais, aprendem a construir pensamentos otimistas, registram momentos de conquista e finalizam um ciclo importante da escolaridade, exercitando a gratidão. Assim, desenvolvem e ampliam habilidades sociomorais e socioemocionais.

OE - Orientação Educacional no Fundamental I

Lúcia Costa

Orientadora Educacional – 1º a 5º ano do Ensino Fundamental I
lucia.costa@colband.com.br

– Máster em Neuroeducação e Terapia Cognitivo-comportamental aplicada ao Autismo – nível VI (Proficoncept/ PT).

– Especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo ITC-SP.

– Especialização em Psicologia Positiva, Ciência do Bem-Estar e Autorrealização (PUCRS).

– Especialização em Estratégias e Planejamento de Inclusão em Transtornos do desenvolvimento: Autismo, TDAH e Dislexia (Centro Clínico Al Gharb/PT).

– Formação em Convivência Ética na Escola pelo GEPEM (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral) – UNICAMP/UNESP.

Conheça outras frentes de Convivência do Band

BandAntirracismo

Formação de Professores

Protagonismo do Aluno Band

Notícias

Fique por dentro do que acontece em Convivência

#9.o ano, #encerramento, 27/11/2024

Encerramento 9.o ano 2024