Digite o que deseja buscar no campo acima e clique na lupa para encontrar
12 resultados encontrados para "termo buscado”
21/12/2022

Conheça o Band Voluntário

#convivência

Conheça o Band Voluntário

Publicado em 21/12/2022 15:59

O Band Voluntário é um projeto criado de alunos para alunos que vem, cada vez mais, oferecendo diferentes atividades que promovem o voluntariado. Ele é coordenado por cinco alunos da 2.a série do Ensino Médio, Aline Guimarães e Sophia Machado, Bruna Abib e Rafaela Luz e Rafael Serson, com supervisão da diretora de Convivência, Estela Zanini.

Semanalmente há uma reunião entre os coordenadores e Estela, que aprova as ideias e ajuda a tirar os projetos do papel. Atualmente, o Band Voluntário possui dois trabalhos próprios, um projeto de ledores e a parceria com a instituição “Amor em Mechas”.

Os ledores são alunos do Ensino Médio que leem provas para estudantes do Ensino Fundamental com dislexia e discalculia. Os participantes passam por uma formação com a professora Valeria Moraes, de Espanhol, que é uma ledora profissional. A partir disso, cada um deles tem um horário com base na grade de provas intermediárias dos alunos e cada leitura conta como presença no trabalho, para os voluntários receberem um certificado ao final do semestre.

O “Amor em Mechas” é uma instituição que oferece o “kit do amor” para mulheres com câncer, com uma peruca, um pote de álcool em gel, acessórios como brincos ou colares, e maquiagem. São realizados encontros quinzenais. Cada apoiador vai ao encontro em uma semana e, na seguinte, trabalha com a arrecadação, que pode ser de qualquer item que faça parte do kit. Na primeira arrecadação, o Band Voluntário conseguiu 250 potes de álcool em gel. Ainda ocorreu um workshop de bijuterias, que foram doadas para a “Amor em Mechas”, e uma rifa, em que foram arrecadados cerca de 5 mil reais e, após serem cobertos alguns custos, mais de 3 mil foram doados para a instituição.

Cada trabalho do Band Voluntário é semestral para que não se perca o interesse e o engajamento ao longo do tempo. O fato de o projeto ser de alunos para alunos traz muitos benefícios, porque todos entendem muito bem a rotina pesada de cada um e, com isso, busca-se adaptar os trabalhos para que não sejam um peso e nem difíceis de encaixar na agenda. Os horários são flexíveis, assim os voluntários conseguem aproveitar seu tempo disponível.

Temas relacionados
Notícias

Mais sobre Convivência

#Arquitetura, #Edifícil Copan, 13/06/2024

Alunos do 9.o ano participam de aula no Copan

#convivência, #convivência positiva, 12/06/2024

Convivência Positiva – Entrevista

#convivência positiva, #formação, 06/06/2024

Estratégias de manejo com crianças e adolescentes