Veja como foi a Olimpíada Brasileira de Geografia

Publicado em 07/12/22

A Olimpíada Brasileira de Geografia foi retomada no modo presencial este ano e organizada de modo mais apressado do que o comum, porém isso não impediu que nossos alunos tivessem um resultado de alto nível, mantendo os padrões do Colégio. São grandes faculdades brasileiras que organizam a competição. No caso desta edição, a organizadora foi a Universidade Federal de Minas Gerais.


O calendário do evento foi divulgado apenas em julho, no período de férias dos estudantes, o que acabou afetando a organização por parte do Band de diversos modos. Menos alunos se inscreveram do que o comum e não houve tempo para uma preparação específica para a prova, de modo que os participantes puderam contar apenas com a matéria vista em aula e com seus próprios estudos.

Considerando as circunstâncias, tivemos um bom número de participantes, segundo a professora Leda, de Geografia. Foram 36 alunos, tanto do 9.o ano do Ensino Fundamental quanto do Ensino Médio, divididos em três duplas e dez trios. “A avaliação ser em grupo deu uma dinâmica interessante.”, ela aponta, “Eles podiam discutir ideias e trocar conhecimentos.”.

Todas as nossas 13 equipes conseguiram medalhas, sendo cinco de bronze, cinco de prata e mais três de ouro. Leda ressalta o empenho tanto dos alunos para conseguirem este resultado quanto dos educadores para organizarem tudo mesmo com pouco tempo. “Acho que tudo deu certo porque foi um trabalho de equipe. Muitos professores se empenharam e ajudaram muito na organização para que a prova fosse aplicada.”. Ela finaliza com um olhar otimista para as próximas edições da Olimpíada. “Tivemos muitos alunos da 1.a série com medalha de ouro, o que indica que, no próximo ano, eles têm muita chance de repetir o feito e, quem sabe, participar da etapa internacional.”.

Temas relacionados:
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de Ciências Humanas

Semana de Humanidades 2023

Publicado em 06/10/23

Veja como foi o MONU-EM 2023

Publicado em 27/07/23