Uma aula diferente na eletiva “Economia e Políticas Públicas no Brasil”

Publicado em 30/08/19

Os alunos da 2.a série do Ensino Médio que participam da eletiva “Economia e Políticas Públicas no Brasil” tiveram uma aula diferente. Aprendendo na prática como o sistema político brasileiro funciona, eles participaram de uma atividade baseada no “jogo da política”.


Acompanhados pelos professores de Geografia, Regina Mara e João Paciello, os alunos, em grupos, tiveram que distribuir o orçamento público, representado pelo material dourado (lembra aquele material que usávamos na infância para representar unidades, dezenas, centenas e milhares? Esse mesmo!), entre as diversas funções do governo. Baseados nas próprias pesquisas, cada grupo organizou as peças como achava que correspondesse à realidade. Depois todas as equipes discutiram as diferenças entre seus tabuleiros e, ao final, os professores mostraram como é a real organização do governo federal.


Já é o segundo ano de aplicação dessa dinâmica, que foi criada pelo professor de Geografia, Pedro Coelho. A ideia é que os alunos possam dar concretude a todos os dados que lhes é mostrado. “Nessa aula, eles aprendem a lidar com o orçamento público. Podem ver e entender a distribuição do dinheiro de um modo incrível.”, contou Regina Mara.


Os próprios alunos fazem a gestão e tem que negociar com o grupo para chegarem a uma distribuição final. “Ao se depararem com o orçamento real, eles até se assustam. Muitos não pensam quanto do dinheiro público vai para os juros da dívida externa, por exemplo. É um exercício muito bom para os alunos e para a sua formação cidadã.”, concluiu João.

Temas relacionados: ,
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de Ciências Humanas

MONU-EM: 100% on-line

Publicado em 11/09/20

100% online: História

Publicado em 01/04/20