Pedro Paulo Coelho tem artigo publicado em livro: confira

Publicado em 10/06/21

O professor de Geografia do Band Pedro Paulo Coelho produziu o trabalho “Ensaio sobre ensino de Geografia da América Latina: relato de experiências didático-pedagógicas no ensino fundamental” e o apresentou em um congresso que ocorreu em 2019, o CIPPAL (Congresso Internacional de Pensamento e Pesquisa sobre a América Latina). Posteriormente, neste ano, o trabalho foi publicado no livro “Estado e Lutas Sociais na América Latina: Sociedade, Economia e Política”, o segundo de uma coleção de livros da temática.

“É um tema que eu gosto muito e me toca bastante a dimensão histórico-cultural, política e econômica da América Latina. Nós trabalhamos esse assunto com os alunos nas aulas de Geografia do Band desde 2015 com maior profundidade. O que eu fiz foi organizar as produções dos alunos, que sofreram várias transformações até 2018, totalizando 4 anos analisados. Neste período, eu utilizei diversas ferramentas e questionários e surgiram dados muito interessantes.”, comenta Pedro Paulo.

Sobre o artigo, ele conta: “Pude trazer produções e reflexões dos alunos, além da minha visão como professor. Também mostrei alguns indicadores da transformação do olhar desses alunos. Busquei retratar como uma região tão diversa e heterogênea pode ser abordada em sala de aula e, no congresso, recebi feedbacks muito importantes.”.

O livro no qual o texto foi publicado ficou pronto somente este ano. “A obra tem vários materiais de pensamento e pesquisa sobre América Latina. É um tema que eu continuo pesquisando e analisando as práticas dentro disso. Vejo os alunos cada vez mais conectados e interessados nesse assunto e acho que essa é justamente a ideia: promover uma conexão. Fizemos até uma parceria com a disciplina de Espanhol, mostrando diversos aspectos culturais da região, demonstrando o quanto se trata de uma temática interdisciplinar.”, conclui.

É possível acessar o livro clicando aqui. O texto do professor se encontra na página 887.

Temas relacionados:
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!