Palestra sobre refugiados na Europa

Publicado em 23/05/22

Com a eclosão do conflito armado entre Rússia e Ucrânia, muitos temas vieram à tona e foram trabalhados com alunos e educadores dentro e fora das salas de aula. Um dos assuntos que causam discussões é o que acontece com os refugiados, tanto os ucranianos quanto de outros lugares, que fogem de seus países por conta do risco de vida.

Para que todos possam compreender melhor a situação, a professora Paola Gonçalves, do curso de Relações Internacionais da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), doutora em Relações Internacionais pelo programa Santiago Dantas (UNESO/UNICAMP/PUC-SP), foi convidada a dar uma palestra sobre a questão. Ela apresentou dados mais cientìficos a respeito de quantos refugiados temos hoje, qual a situação dos refugiados ucranianos, como é o processo de sair na iminência de uma guerra, os percalços enfrentados ao chegar a um novo país e qual é o impacto que a Europa sente em relação a isso, pois, à medida em que se recebem refugiados, novos problemas chegam a um estado e os números ultrapassam a casa do milhão.

A coordenadora de História, Ana Cíntia, explica que é importante que os estudantes entendam do assunto, tanto por estar presente no cotidiano e poder afetar a vida deles quanto por ser cobrado em vestibulares. “Buscamos, com isso, atualizar nossos alunos sobre as questões que estão ocorrendo em decorrência dessa guerra e, ao mesmo tempo, ajudá-los a ter um conhecimento sobre o tema, pois isso certamente será pauta nos jornais daqui para a frente e, consequentemente, nos exames de seleção também. Esperamos ter trazido um material de estudo de História Contemporânea e de Atualidades que tenha um bom embasamento e seja extremamente qualitativo.”.

Confira abaixo a palestra na íntegra:

Temas relacionados: ,
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!