MONU-EM: 100% on-line

Publicado em 11/09/20

Assim como todas as atividades do Band, a quadragésima edição do MONU-EM (Modelo das Nações Unidas para o Ensino Médio)  teve de adaptar-se ao formato digital. Com o tema  “A Observação das Dinâmicas de Desigualdade Internacionais sob a Ótica do Meio Ambiente”, esta edição terá duas simulações, visto que a do semestre anterior foi suspensa devido à pandemia. O processo foi dividido em duas salas, cada uma contendo 24 alunos da 1.a série, e, diferente das edições passadas, as delegações são individuais.

Desde o início de agosto, a equipe responsável pela edição, composta pela professora de Geografia Regina Mara e por Cassio Tales, Ananda Ferreira, Fernanda Fogaça e Victor Mendes, monitores da área de Relações Internacionais, disponibilizou, no Moodle, aulas semanais com duração de aproximadamente 20 minutos para os alunos. Além disso, ocasionalmente, há aulas síncronas para a resolução de dúvidas e debates de treinamento para a simulação.

No último encontro síncrono via Zoom, foram tratados temas mais informais, por meio do “Jogo do Minuto”, em que cada aluno tem um minuto para defender um posicionamento relativo a uma pergunta incomum. Estas variaram desde “os memes deveriam ser patrimônio imaterial da humanidade?” até “os portugueses deveriam devolver o ouro retirado do Brasil?”. No futuro, contudo, a ideia é tratar de temas relativos a Atualidades e ao tema do MONU-EM desse semestre (“A Observação das Dinâmicas de Desigualdade Internacionais sob a Ótica do Meio Ambiente”), com recorte nos acordos internacionais, como o Acordo de Paris.

“Ficamos impressionados e felizes em como eles se engajaram bem com a disciplina, seja ao vivo, nas aulas via Zoom, ou mesmo nas atividades disponibilizadas no Moodle. Vemos que os alunos estão super interessados nos temas de RI e isso inclusive ficou evidente pelo número de visualizações do nosso Instagram no último semestre”, conta Victor Mendes, um dos monitores da edição.

As simulações ocorrerão ao final de outubro, sendo divididas em duas semanas diferentes para cada sala. Pensando em como aprimorá-las para o formato on-line, a equipe de docentes formulou uma dinâmica mais descontraída, que permitirá um debate fluido e menos cansativo, sem deixar de alinhar-se aos protocolos da ONU. 

Para acompanhar mais detalhes, basta seguir a página do MONU-EM no Instagram, @monuemband. No primeiro semestre, foram postadas aulas no IGTV e, desde então, têm sido publicados vários conteúdos, sendo o mais recente um especial de mulheres na diplomacia.

Temas relacionados:
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de Ciências Humanas