100% online: Filosofia e Sociologia

Publicado em 23/05/20

Ao longo dos 3 meses em que o Band ministrou aulas on-line, a equipe de Filosofia e Sociologia buscou aprender com o período e inovar no ensino.

Um dos métodos mais utilizados pelos professores foi gravar apresentações de powerpoint e disponibilizar para os alunos no Moodle, plataforma oficial adotada pelo Colégio. Muitas vezes, antes de liberar as aulas, os professores deixavam alguma reflexão que instigasse o aluno a pensar sobre o tema da aula, para que houvesse mais engajamento dos estudantes com o conteúdo. 

Para inovar também nas plataformas, os professores utilizaram o programa H5P, que permite a criação de slides interativos, com perguntas que devem ser respondidas corretamente pelos alunos para a apresentação continuar. 

Além disso, foram organizados webinários para relacionar filmes com o conteúdo trabalhado em sala de aula. O filme Matrix, por exemplo, serviu de base para discutir a liberdade e o filme Um Conto Chinês, possibilitou uma conversa sobre a felicidade. 

A Equipe de Filosofia e Sociologia aproveitou este período atípico para testar uma nova forma avaliativa que será empregada mesmo quando as aulas voltarem a ser presenciais. Ao invés de fazer a avaliação durante a semana de provas, os alunos as fizeram antes e a prova também foi diferente: a consulta aos materiais foi liberada e os professores pensaram em questões que exigissem uma redação própria dos alunos. No segundo bimestre, um dos exercícios consistia em escrever um diálogo entre os pensadores René Descartes, David Hume e Immanuel Kant, em que eles discutissem a verdade.

O Coordenador de Filosofia e Sociologia, Régis Lima, conta que esta é uma questão com respostas ricas e diversas e comenta que o período 100% on-line, mesmo que desafiador, possibilita diversos aprendizados: “A ideia é aprender com essa nova situação. Temos que aproveitar esse momento para aprender e ensinar com o que estamos passando. Só assim seremos bons educadores.”

Temas relacionados: , ,
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de Ciências Humanas

100% online: História

Publicado em 01/04/20

100% online: Geografia

Publicado em 29/03/20