Tomar vitamina talvez não seja assim tão bom!!!

Publicado em 25/05/09

Um dos antioxidantes mais usados pela população em geralA gente sempre escuta que fazer exercício nos ajuda a viver mais e melhor. A gente também escuta dizer que vitaminas, especialmente as que funcionam como antioxidantes, retardam o envelhecimento. Mas… alguns estudos recentes parecem mostrar que o uso desses complementos vitamínicos podem cortar um dos benefícios dos exercícios.
A prática de exercícios físicos tem como um de seus efeitos melhorar a sensibilidade à insulina e, logo, o metabolismo do açúcar no organismo. Ao mesmo tempo, ela aumenta a formação dos radicais livres, moléculas altamente reativas que causam dano às células.
De acordo com artigo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, a atividade física ajuda a aumentar a sensibilidade do corpo à insulina através da formação de oxigênio reativo, um radical livre, produzido pela queima de oxigênio no processo de respiração celular… e nós tomamos vitaminas antioxidantes justamente contra ele (e outros tipos de radicais livres)!!!
Os radicais livres são importantes para combater infecções, mas em excesso (processo conhecido com estresse oxidativo) podem provocar doenças.
O estudo foi realizado na Alemanha com voluntários que fizeram exercícios físicos e tomaram vitaminas C e E, em doses diárias de 1 g e 400 mg, respectivamente, e a sensibilidade à insulina e a quantidade de oxigênio reativo produzido foi comparada com voluntários que também fizeram exercícios físicos mas não tomaram as vitaminas.
Os pesquisadores da Universidade de Jena, liderados por Michael Ristow, observaram que os voluntários que tomaram as vitaminas não apresentaram alterações nos seus níveis de oxigênio reativo. Entretanto, entre os voluntários que não tomaram os suplementos os pesquisadores observaram um aumento na formação de radicais livres. Após quatro semanas de testes a atividade física melhorou a sensibilidade à insulina apenas no grupo que não ingeriu antioxidantes como suplementos.
Parece que os radicais livres gerados pela atividade física têm efeito benéfico ao aumentar a sensibilidade à insulina, mas esse efeito parece ser bloqueado pelo consumo de antioxidantes.
Fica a pergunta: será que precisamos mesmo tomar tantos antioxidantes assim, ou não será melhor praticarmos mais atividades físicas bem orientadas?

Fonte: Agência Fapesp (18/05/09)

Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de Band Ciências