
Professores de Física em congressos nacionais e internacionais

Sempre buscando melhorar, professores de Física do Band apresentaram seus trabalhos de doutorado nos congressos XVII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF), que ocorreu em Campos do Jordão, e “Groupe International de Recherche sur I´Ensigment de la Physique” (GIREP), que aconteceu na Espanha.
No EPEF, a professora de Física, Fernanda Sodré, falou sobre o conceito de tempo no ensino da Física, enquanto o professor de Física e STEAM, Renato Vilar, mostrou ao público sua pesquisa sobre a influência da escolaridade dos pais no desempenho dos alunos de Física experimental. Além disso, o professor do Instituto de Física da USP, Cristiano Mattos, participou de mesa redonda sobre tendências e desafios da pesquisa em ensino e aprendizagem.
Já o professor Ortega, juntamente com Cristiano, esteve no GIREP para apresentar trabalhos fundamentados na Teoria da Atividade de Vygotsky, sobre interdisciplinaridade, experimentação, múltiplos espaços de aprendizagem, engajamento e apropriação de conceitos pelos alunos. O evento tinha ênfase no ensino interdisciplinar e “maker”, como o STEAM do Colégio. “Estamos bem afinados com os temas”, disse Ortega.
Os congressos foram uma oportunidade para, além de compartilhar o próprio trabalho com outros profissionais da área, conhecer novas ideias e discutir o ensino. “Para mim, foi uma troca muito rica que me fez olhar minha própria pesquisa de um jeito diferente”, disse a professora Fernanda. “É importante para repensar a nossa prática”, completou Renato.
Houve também um encontro no Band onde os professores puderam compartilhar seus trabalhos e o que aprenderam nos congressos com os educadores da Equipe de Ciências. “A ideia era divulgar as boas práticas e compartilhar conhecimentos que, muitas vezes, estão apenas nas universidades. A equipe ficou muito motivada, isso estimula a parceria e o vínculo entre professores”, contou Ricardo Almeida, Coordenador de Ciências da Natureza e Química.