Presidente da Timpel ministra palestra em eletiva

Publicado em 13/09/22

A eletiva “Física Aplicada à Medicina e aos Esportes” trouxe, em diversos momentos, experiências e convidados que ajudaram a melhorar ainda mais o aprendizado da disciplina para os alunos. O presidente da Timpel e aluno formado no Band, Rafael Holzhacker, foi convidado a contar sua rica trajetória acadêmica, com passagens em instituições como o Band, a Poli, o MIT, e profissional, explicando seu trabalho atual de modo bastante apaixonado, numa palestra pertencente à eletiva.


“A Timpel é uma empresa brasileira que desenvolveu um tomógrafo inovador usado à beira dos leitos de UTIs, para que os médicos possam visualizar em tempo real como o paciente está respondendo à ventilação mecânica artificial, proporcionando assim um tratamento mais certeiro e individualizado.”, explica Rafael, que ressalta que o processo de desenvolvimento se deu com a colaboração de diversas universidades ao redor do mundo, dentre as quais estão a Faculdade de Medicina e Escola Politécnica da USP e a UFABC. Segundo ele, o equipamento é fabricado no Brasil e exportado para dezenas de países, incluindo Japão, Estados Unidos e diversas nações europeias.

Quando veio ao Band para realizar a palestra, Rafael apresentou alguns conceitos de Física que tornam a ventilação mecânica artificial desafiadora, abordando como estes aspectos devem ser considerados para maximizar a eficácia do procedimento e, ao mesmo tempo, proteger os pulmões dos pacientes. Também foram apresentados conceitos de Impedância Elétrica, tecnologia utilizada pelo tomógrafo. 

Os conhecimentos abordados durante a palestra ajudaram a enriquecer muito a eletiva e, assim, aumentar ainda mais o aprendizado dos alunos, que demonstraram grande interesse, participando muito e fazendo perguntas durante o evento.

Temas relacionados:
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!