Olimpíadas Brasileiras de Física 2020: confira os premiados do Band

Publicado em 26/04/21

A Olimpíada Brasileira de Física é uma das mais tradicionais competições científicas de conhecimento. A edição de 2020, por conta da pandemia, foi realizada de forma remota pela primeira vez. Os alunos da 2.a e 3.a série do Band que participaram conquistaram 2 medalhas de ouro, 1 medalha de bronze e 3 menções honrosas.


A OBF possui provas diferentes dependendo da série do aluno, de modo que os da 2.a série fazem o Nível II e os da 3a série fazem o Nível III. A competição é composta de quatro etapas: 3 fases teóricas e 1 fase experimental. A primeira fase é uma prova de múltipla escolha e eliminatória: apenas os melhores alunos avançam para a fase seguinte. Já a fase 2, também eliminatória, é uma prova dissertativa: os alunos precisam resolver as questões e enviar fotos de sua resolução para serem avaliadas. A Fase 3 é igual a 2, mas com questões muito mais sofisticadas.

Já para a fase experimental, os alunos receberam kits experimentais por correio, enviados pela organização, para realizar a experiência em casa. O experimento deste ano foi um pêndulo, isto é, os alunos precisavam coletar dados sobre o período e fazer uma análise estatística dessas informações. Os resultados deviam ser explicados e comparados com os esperados pelos modelos teóricos. Os alunos também tiveram que enviar fotos dos experimentos, dados, análises e conclusões para serem avaliadas.

Como são várias etapas, a Olimpíada foi realizada ao longo de meses e os conteúdos cobrados vão muito além daqueles dos vestibulares tradicionais em termos de conteúdo, visto que a OBF se aproxima mais a vestibulares especializados como o ITA ou o IME. Por conta disso, ao longo de todo o ano passado, os alunos tiveram aulas remotas preparatórias, semanais e síncronas, fornecidas pelo professor Alberto Hoshino. 

“Os alunos foram muito dedicados, estavam toda semana lá para aprender sobre física mais avançada. O resultado foi muito bom, tivemos 2 medalhas de ouro, 1 medalha de bronze e 3 menções honrosas incluindo 2.a e 3.a série. Isso considerando que, na cidade de São Paulo, houve para essa faixa etária apenas 7 medalhas de ouro, e nossos alunos conquistaram 2 delas, configurando um ótimo resultado! Também vale destacar que, nessas duas séries, foram concedidas apenas 45 medalhas de ouro para todo o Brasil. As aulas continuam esse ano, mas agora em preparação para a OBF 2021”, comenta o professor Alberto.

Do Band, os alunos premiados que estavam na 2a série em 2020 são Guilherme de Arêa Leão Souza, com medalha de ouro, Gabriel Berezovsky e Tomás Lucchesi Forastieri, ambos com menção honrosa. Já os alunos premiados que estavam na 3a série são Gabriel Castellano Garcia, com medalha de ouro, Paulo Martins Orglmeister, com medalha de bronze, e Marcelo Ejchel Gruberger, com menção honrosa.

Vale destacar que a UNICAMP oferece vagas em vários de seus cursos para alunos medalhistas de olimpíadas de conhecimento. Dessa forma, se o aluno optar por essa forma de ingresso, ele pode entrar na faculdade sem a necessidade de prestar vestibular. É uma forma de ingresso alternativa, ainda com poucas vagas. A OBF é uma das olimpíadas aceitas para vários cursos de exatas. A USP também ofereceu vagas olímpicas em 2020 e a OBF também foi aceita na ocasião. Nesses casos, uma medalha de ouro numa olimpíada nacional como a OBF tem bastante valor. 

Gabriel García, um dos alunos premiados, comenta: “O Band foi essencial ao oferecer os conteúdos e materiais necessários para a realização das provas. Tanto as aulas preparatórias quanto a ampla abordagem de conhecimento que os professores nos passavam foram fundamentais para que eu ganhasse minhas medalhas. Acho que, tão importante quanto, foi o estímulo que eu recebi para participar das competições. O Band não é aquele colégio que só passa o conteúdo para entrar na faculdade, mas sim aquele que propicia experiências novas e desafiadoras, apoiando de todas as formas possíveis. A partir desses resultados, senti que minha dedicação e esforço tinham um propósito maior: não só conseguir uma vaga em certa carreira, mas me transformar em uma pessoa melhor.”.

Temas relacionados:
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!