Feira de Ciências retorna ao modo presencial

Publicado em 05/05/22

A Feira de Ciências é um projeto voltado ao Ensino Fundamental que ocorre todos os anos com grupos de alunos que se encontram semanalmente para realizar um trabalho de iniciação científica e apresentá-lo em uma mostra ao final do ano. Cada grupo é acompanhado e orientado por um professor ou assistente de ensino.


Nos últimos dois anos, com a pandemia, o projeto da Feira de Ciências teve de ser interrompido. Passou a ser realizada, então, uma mostra de Ciências on-line e que se deu de uma maneira distinta, como explica o coordenador de Ciências, STEM e STEAM, Renato Villar. “Os alunos que quisessem participar podiam apresentar os trabalhos realizados em aula para os pais, mas foi bem diferente do que fazíamos na Feira de Ciências.”

Com o retorno às atividades presenciais, a atividade complementar voltou a ocorrer normalmente. São 52 grupos de 3 a 6 alunos se encontrando semanalmente e produzindo seus projetos com o tema “Ciência e Tecnologia: juntos no presente para construir um novo futuro”, que serão apresentados no sábado, dia 5 de novembro. A professora Giovana Alvarenga, de Ciências, mostra-se contente com o retorno ao modo presencial da Feira de Ciências e conta que sente a mesma empolgação por parte dos alunos. “Eles estão com muitas ideias e muito empolgados. Está sendo gratificante orientar alguns grupos, pois agora estamos juntos, presencialmente, construindo projetos com o foco no futuro de todos.”.


Beatriz Portela, assistente de ensino de Ciências, aponta uma mudança no comportamento dos alunos participantes do curso. Ela conta que estão ainda mais motivados e empolgados do que em outros anos. “Os estudantes sentem que de fato colocarão a mão na massa para executar os projetos, sem ficarem restritos apenas ao uso de ferramentas digitais. A maior parte das ideias tem foco em experimentos e construção de protótipos, tipos de projetos que tomam outro sentido no modelo presencial.”.

Temas relacionados:
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de Ciências da Natureza