Curso de Socorrista Aprendiz: 10 anos colocando os jovens em ação pela vida

Publicado em 29/01/15

Sofrer uma contusão durante o jogo. Queimar o braço enquanto cozinha. Engasgar com um pedaço de pão. Essas situações podem ocorrer com qualquer um de nós.

IMG_0760

Há 10 anos a Disciplina de Ciências desafia os alunos dos 8.os anos a estudarem essas e outras situações e discutirem estratégias que podem salvar vidas ou diminuir sequelas deixadas pela falta de atendimento adequado.

2014-10-07 17.11.34

Esse trabalho faz parte das atividades da Disciplina de Ciências, que tem a coordenação da Professora Cristiana e conta com os professores Lúcia, Mariana e Waldir. O curso de Socorrista Aprendiz é desenvolvido pelo Centro Ortopratika de Ensino e Pesquisa em Emergências Médicas, treinando os alunos dos 8.os anos em 4 momentos distintos.

2014-10-11 14.21.12

No primeiro deles, um especialista em salvamento realiza uma palestra nas salas de aula, durante a qual são analisadas situações reais de acidentes e as possíveis medidas a serem tomadas até a chegada do salvamento especializado. Sobre essa atividade, a professora Lúcia comenta: “Os alunos são orientados a refletirem sobre a importância das medidas de Primeiros Socorros, que devem ser prestadas rapidamente a uma pessoa, vítima de acidente ou de mal súbito, com o objetivo de manter suas funções vitais e evitar o agravamento das lesões. Qualquer pessoa treinada pode prestar os Primeiros Socorros até a chegada de assistência qualificada”.

IMG_0716

No segundo momento, os alunos são recebidos na quadra de esportes por um capitão do corpo de bombeiros. O capitão simula um acidente e os alunos são desafiados a prestarem os primeiros socorros. Nessa atividade, um dos alunos assume o papel de vítima e os demais são os socorristas.

foto5

Para isso, os alunos utilizam diversos equipamentos, tais como talas e ataduras, suportes para o pescoço e para a cabeça, além de uma maca, usada para a imobilização e o transporte de vítimas de traumas. “As situações-problema criadas durante a atividade permitem um envolvimento muito grande dos alunos. Eles se empenham na prestação de socorro de forma segura e rápida”, comenta o professor Waldir.

foto3

No terceiro momento, os alunos participam de aula prática, realizada por um dos profissionais em primeiros socorros, nos laboratórios do Colégio. A professora Mariana esclarece: “O trabalho de socorro organizado em equipe é fundamental em uma situação de emergência para a preservação da saúde do socorrista e também para não agravar a situação da vítima. Assim, o trabalho no laboratório possibilita o desenvolvimento de habilidades como o planejamento do socorro, a divisão de tarefas, a aplicação do conhecimento e a prática de técnicas fundamentais para garantir a integridade de todos os envolvidos em situações inesperadas em nosso dia a dia.”

No quarto e último momento, ocorre o treinamento na sede da Ortopratika. Essa atividade possui 4 horas de duração, os alunos praticam a Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) em caso de parada cardíaca, com uso do Desfibrilador Externo Automático (DEA). Os alunos aprovados nesse curso recebem a carteia de Socorrista Mirim, certificada pela American Heart Association, com validade de 2 anos.

De acordo com a Coordenadora Cristiana, “O curso Socorrista Aprendiz”, trouxe uma dimensão de aplicação prática autêntica para os nossos alunos. Não só eles aplicam o conteúdo visto durante o ano, mas já ficam preparados para ajudar a socorrer alguém em caso de necessidade. É uma parceria excepcional, uma educação significativa com o olhar social.

Temas relacionados: ,
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de Band Ciências