BandZoo promove interação com animais

Publicado em 10/08/22

O BandZoo, que é uma atividade complementar para 8.os e 9.os anos, trouxe alguns animais do Projeto Bioterapia para dentro da sala de aula. A experiência foi emocionante para o grupo de alunos que participa semanalmente da atividade. Eles puderam manusear os animais, sentir as diferentes texturas de cada cobertura (penas, escamas…), ouvir os sons que eles produzem, sentir os cheiros e ver a movimentação deles, aprendendo mais sobre suas características e até vencendo certos receios. Foi um momento de se conectar com a natureza e aprimorar conceitos sobre a educação ambiental.


As crianças são naturalmente atraídas pelos animais. Enquanto os adultos vêem os animais, incluindo os de estimação, pelo que eles podem nos dar – como companhia, alimento ou serviço -, as crianças tendem a reconhecê-los primeiro como criaturas vivas. É por isso que muitas vezes pode se ver uma criança se curvar para acariciar o gato da vizinhança, encher um recipiente com terra e insetos do quintal ou ficar chateada quando uma abelha é morta.


Uma das melhores maneiras de aprender é fazendo e sentindo. Apresentar animais em um ambiente escolar seguro aos alunos ajuda a criar uma experiência interativa e oferece um benefício educacional estimulante e divertido. Quatro diferentes espécies de animais participaram da atividade: baratas de madagascar, uma serpente jiboia, uma coruja Suindara e um lagarto Pogona.


Durante a atividade, foi conversado sobre o habitat natural de cada animal, suas características peculiares, quais alimentos eles mais gostam de comer, questões sobre manejo e, o mais importante, como respeitar os animais e a conservação.

Temas relacionados:
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!