Band participa de mais um MasterClass de Física

Publicado em 06/04/22

Desde 2011, o Band participa, com estudantes da 3.a série, do Programa MasterClass, um workshop em que os alunos assistem a palestras introdutórias da área de Física de Partículas, fazem algumas atividades e analisam dados enviados pelo Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (CERN), para posteriormente discutir seus resultados e observações em uma videoconferência mundial. Promovido pelo European Particle Physics Outreach Group (EPPOG), ligado ao CERN, em Genebra, Suíça, o Programa é destinado a estudantes do Ensino Médio.


Este ano, o MasterClass foi realizado de maneira on-line e consistiu em uma série de palestras com a finalidade de aprender sobre o Modelo Padrão. Posteriormente, ocorreu uma análise de eventos dos detectores, com dados reais do CMS (um dos detectores do CERN) e, no final, foi realizada uma videoconferência com pesquisadores do CERN seguida por uma sessão de perguntas e análise dos dados.


Participaram do evento nada menos do que 16 alunos da 3.a série do Band, além de estudantes de mais oito escolas do Estado de São Paulo e outros países (França, Croácia, Itália e Bulgária). O coordenador de Física, Alexandre Magno, conta que os estudantes do Band tradicionalmente demonstram muito preparo e vontade de aprender e isto não foi diferente em 2022. “A videoconferência ocorreu na língua inglesa e, como sempre, nossos alunos se destacaram na sessão aberta para perguntas. Este evento é muito importante para aqueles alunos interessados na carreira de pesquisa científica. Todos os palestrantes e colaboradores passaram suas experiências e particularidades da vida de um pesquisador. Isso ajuda bastante quem ainda está em dúvida na escolha profissional, principalmente em relação à carreira acadêmica.”.

Temas relacionados: ,
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de Ciências da Natureza