Band na OPQ e na OBB

Publicado em 28/06/22

A Olimpíada Paulista de Química (OPQ) é uma prova extremamente tradicional, que garante aos seus medalhistas a participação na Olimpíada Brasileira de Química. Como em todos os anos, o evento estadual trouxe um principal assunto no qual seriam baseadas as questões da prova, além do processo seletivo. Em 2022, o tema foi “Reciclagem de Resíduos Eletroeletrônicos”. A Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB) também é um teste de grande relevância, com diversas etapas e desafios diferentes.


Um dos diferenciais da OPQ é a forma de ingresso. Existem dois modos pelo qual um aluno pode adquirir o direito de participar do evento: o 1.o é uma prova de seleção e o 2.o, o envio, através da escola, de redações abordando o tema proposto. Cada colégio pode enviar apenas cinco redações. No total, mais de 1060 textos foram enviados. Entre eles, 150 foram selecionados. Quatro alunos do Band conseguiram, deste modo, participar da Olimpíada e, destes, três ficaram entre os 20 melhores no processo seletivo. O professor Franco, de Química, explica que a preparação dos alunos passa pela assistência de professores de diversas disciplinas. “Para preparar as redações, contamos com a ajuda da Equipe de Português, em especial a Olívia Mauro, e também oferecemos para os alunos interessados um curso de preparação com algumas aulas adicionais de Química relacionadas ao tema da Olimpíada.”.


A Olimpíada Brasileira de Biologia ocorre em três etapas, sendo as duas primeiras presenciais e eliminatórias abordando o conteúdo passado durante o Ensino Médio. A fase final ocorre de maneira remota, através de um software disponibilizado pela OBB, apenas com os alunos convocados após as provas iniciais, e aborda o mesmo conteúdo, porém com um grau de dificuldade e detalhamento muitas vezes visto apenas no Ensino Superior. 

Diferentemente do que é mais comum em exames como este, os resultados da Olimpíada Paulista de Química saem no mesmo dia. Por conta disso, após a prova, enquanto a comissão organizadora faz a correção, estudantes, pais e professores participam de uma série de atividades no Instituto de Química da USP, como palestras e visitas a laboratórios. 

Foram dez alunos do Band que participaram da OPQ e, destes, seis conquistaram medalhas. Kesney Oliveira e Julia Silva, da 2.a série, receberam o bronze. Mariana Tsuzuki e Rafael Rohr, da 2.a série, e Bianca Martins e Henrique Fernandes, da 3.a série, ficaram com a prata. Já a OBB é extremamente concorrida, contando com estudantes de todo o país. Dos mais de 140 mil participantes, apenas 180 foram medalhistas. Dois dos nossos alunos, Henrique Schurig e Thomas Schiller, ambos da 3.a série, conquistaram, respectivamente, a prata e o bronze. 

Foram resultados expressivos, demonstrando o empenho de nossos alunos em sempre melhorar.

Temas relacionados:
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de Ciências da Natureza